Foto: reprodução / Twitter

Legião Urbana, Cazuza e Madonna ‘aparecem’ nas provas do Enem 2019

A prova aplicada no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 contou com algumas referências musicais. A etapa de abertura do teste, com as disciplinas de linguagens e ciências humanas, foi promovida neste domingo (3).

Logo na capa das provas, haviam referências a músicas do Legião Urbana. Letras das canções “Perfeição”, “A Via Láctea”, “Há Tempos” e “Metal Contra as Nuvens” foram resgatadas para estampar impressões da prova.

O trecho de “Perfeição” apresentado em algumas capas foi: “Venha, o amor tem sempre a porta aberta”. Já os versos de “A Via Láctea” apresentados são: “Quando tudo está perdido / Sempre existe um caminho”.

Por sua vez, “Há Tempos” contou com o trecho: “Disciplina é liberdade / Compaixão é fortaleza”. “Metal Contra as Nuvens”, por fim, teve o verso “Teremos coisas bonitas para contar” estampado na capa.

Veja:

Já os cantores Cazuza e Madonna foram mencionados dentro da prova, em questões temáticas.

Um trecho da música “Blues da Piedade”, composta por Cazuza e Roberto Frejat e lançada pelo já falecido cantor no álbum “Ideologia” (1988), foi usada em uma questão de linguagens.

Após apresentar os versos “Vamos pedir piedade / Senhor, piedade! / Pra essa gente careta e covarde / Vamos pedir piedade / Senhor, piedade! / Lhes dê grandeza e um pouco de coragem”, a questão pedia o objetivo da mensagem a partir da devida interpretação.

Veja também:
Mãe de Sandy e Junior não concordava com carreira dos filhos no início

Confira:

Madonna, por sua vez, “emplacou” um trecho da música “In This Life” também na prova de linguagens, mas de língua inglesa.

Veja:

O segundo dia de provas do Enem 2019 será realizado no domingo (10). Serão aplicados os testes de matemática e ciências biológicas.

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical. Contato: [email protected]