Fotos: Reprodução/Instagram Nelly Furtado - Treyce lovezinho

‘Lovezinho’ é retirada do ar por falta de acordo sobre direitos autorais com Nelly Furtado

A canção ‘Lovezinho‘, um dos maiores hits do Carnaval 2023, foi retirada do ar por falta de acordo sobre direitos autorais entre as cantoras Nelly Furtado e Treyce.

Segundo informações do portal ‘G1’, a música foi removida das plataformas de streaming devido a um desacordo entre editoras de Treyce e Nelly Furtado. Isso porque o hit contém trechos de ‘Say It Right‘, de autoria da cantora canadense – utilizados sem a devida autorização.

Um pouco antes do Carnaval, ‘Lovezinho’ se popularizou com a voz de Treyce graças à dança do influenciador digital Xurrasco no TikTok.

A Sony é a editora responsável pelos direitos de Nelly Furtado e dos outros compositores internacionais da música ‘Say It Right’, Timbaland e Danja. A empresa exigiu a remoção da música ‘Lovezinho’ das plataformas.

Veja também:
Nelly Furtado cobra direitos autorais por 'Lovezinho', hit do Carnaval 2023

José Diamantino, diretor jurídico da editora Sony no Brasil, confirmou ao ‘G1’ nesta quarta-feira (3) que não houve acordo entre as partes e, por isso, a música foi retirada de todas as plataformas oficiais de streaming da cantora Treyce, como YouTube e Spotify.

A editora é a empresa que gerencia os direitos autorais do artista. Quando um músico registra uma música, escolhe uma editora para administrar esses direitos. A empresa passa a negociar o uso da obra em nome do músico.

“Como sentimos que o tempo estava passando sem que houvesse uma conversa séria, as editoras da obra original fizerem o takedwon (derrubada) com o auxílio das plataformas”, disse Diamantino.

Nelly Furtado

Foto: Divulgação

Polêmica de Lovezinho

Ainda de acordo com matéria do ‘G1’, a retirada da música ‘Lovezinho‘ do ar ocorreu “com o conhecimento de Nelly Furtado” e dos outros compositores internacionais. “Tudo com aprovação do exterior”, declarou o diretor da Sony Brasil.

Veja também:
Jovem fatura R$ 400 em um dia vendendo beijos no Carnaval

Quando a faixa viral bombou nas redes sociais brasileiras, Nelly Furtado chegou até a entrar na onda. Ela publicou um vídeo dançando o hit do verão brasileiro.

Contudo, ao mesmo tempo, a editora Sony, que cuida do catálogo de suas composições, entrou em contato com os músicos brasileiros cobrando os direitos autorais pela música.

Treyce, aos 17 anos, tem conquistado sucesso com suas versões de hits internacionais do pop. Ela equilibra a carreira artística com a de influenciadora digital.

Há dois anos, Thallita Treyce de Almeida Araújo já acumulava um milhão de seguidores no TikTok, plataforma onde conquistou grande parte de seus fãs. Entretanto, foi com ‘Lovezinho’ que ela se tornou nacionalmente conhecida.

Além de ‘Lovezinho’ e ‘Me Chama de Amor’, Treyce é famosa pela música ‘Malvadin’, que já acumula 60 mil vídeos no TikTok.

Veja Nelly Furtado dançando ‘Lovezinho’, a mesma coreografia de Xurrasco:

Relembre o sucesso de Nelly Furtado, ‘Say It Right’, que foi usada em ‘Lovezinho’:

Nelly Furtado cobra direitos autorais por ‘Lovezinho’, hit do Carnaval 2023