Fotos: Reprodução/YouTube Manu Gavassi - Marina Sena - Manu Gavassi

Plágio? Manu Gavassi acusa Juliette de copiá-la em videoclipe: ‘extremamente triste’

O novo clipe musical ‘Quase Não Namoro‘, uma parceria entre Juliette e Marina Sena, tem dado o que falar nas redes sociais – mas pelas polêmicas, incluindo uma que envolve a cantora Manu Gavassi.

A produção audiovisual, que estreou no início de agosto e tem direção artística de Felipe Sassi e Indio, foi alvo de críticas por parte de Manu devido às semelhanças com o projeto da artista.

Acontece que o videoclipe de Juliette, que apresenta uma estética vintage e faz alusões a filmes clássicos como ‘Titanic‘ (1997) e ‘Ghost – Do outro lado da vida‘ (1990), tem sido comparado com ‘Gracinha‘, um álbum visual lançado por Manu Gavassi em novembro de 2021.

O projeto de Gavassi teve roteiro e direção criativa sob o comando da própria artista.

A assessoria de imprensa de Manu Gavassi divulgou uma nota ao ‘Estadão’, informando que a cantora está “extremamente triste” com o resultado do clipe de Juliette.

“[Manu] confessa que ficou extremamente triste com a equipe que, de acordo com ela, são pessoas conhecidas e pegaram referências diretas do projeto [dela], ao qual se dedicou por completo”, afirmou o comunicado.

Uma nota também esclarece que Manu Gavassi já havia conversado com Juliette antes da polêmica vir à tona e que não atribuiu a responsabilidade do suposto plágio à colega do BBB – e agora de profissão.

Manu Gavassi

Foto: Reprodução/YouTube

Manu Gavassi discute possível plágio

Manu Gavassi decidiu se manifestar sobre as denúncias de plágio. De acordo com ela, a produção audiovisual lançada por Juliette apresenta semelhanças marcantes com seu clipe ‘Gracinha’, lançado em 2021.

Veja também:
Participante do Big Brother descobre leucemia dentro da casa

Contudo, ela faz questão de esclarecer que suas perturbações não são direcionadas a Juliette, mas sim à equipe responsável pela criação do vídeo.

Em entrevista ao podcast ‘Acessíveis Cast’, de Marimoon e Titi Müller, Manu abriu o jogo.

A Juliette é uma pessoa maravilhosa, amo muito a Ju. Ela me ligou antes de tudo sair, o que foi de uma decência, de uma moda, de um caráter, que poucas pessoas têm nesse meio. Antes da história estourar, ela me ligou e falou: ‘Quero que você me fale exatamente como você se sente. Quero que você seja muito honesto comigo’. A gente conversou e foi lindo. Amo a Juliette, desejo as melhores coisas para ela”.

A questão principal, para Manu, é a atitude da equipe de produção.

Sobre a equipe, tenho, sim, algumas coisas para falar. É uma equipe que convive com toda essa equipe que criou a ‘Gracinha’. Não tem como você não prestar atenção no que profissionais da sua área estão fazendo em um mercado tão pequeno. Não tem como você decidir desrespeitar isso. Acho muito feio. A minha dor é com os profissionais de arte que estiveram envolvidos nisso”, afirmou a cantora.

Ainda durante a entrevista, Manu também falou sobre sua própria experiência com acusações de plágio em 2017. Ao lançar o clipe da música ‘Hipnose‘, foi criticado por semelhanças com o vídeo ‘Hypnotic‘ da cantora estadunidense Zella Day.

Veja também:
Um ano depois, ex-marido quebra o silêncio sobre ter traído Preta Gil com câncer

Fui acusado de plágio com razão. Foi extremamente didático. A gente juntou imagens e, quando a gente foi fazer o clipe, juntamos tantas imagens de um mesmo clipe de uma cantora alternativa, que ficou um plágio. Sem tirar nem por. Ainda tinha o cabelo parecido com o da menina. Aquilo foi tão traumatizante para mim, porque eu estava começando a criar”, lembrou Manu, acrescentando que o episódio foi um “divisor de águas” em sua carreira.

Confira ‘Gracinha’, de Manu Gavassi:

Agora assista ao videoclipe de ‘Quase Não Namoro’, lançamento de Juliette com part. de Marina Sena:

Mais polêmica: acusações de ‘queerbaiting’

O novo clipe ‘Quase não Namoro’, lançado recentemente pela ex-participante do BBB Juliette, em parceria com a cantora Marina Sena, está no centro de uma discussão nas redes sociais sobre ‘queerbaiting‘.

Internautas acusam Juliette de se apropriar de uma narrativa LGBTQIAPN+ para captar a atenção deste segmento da população.

No vídeo, Juliette e Marina Sena atuam em um cenário que remete a um ateliê e apresentam cenas de flerte mútuo. As imagens são inspiradas em filmes icônicos como ‘Titanic’ (1997) e ‘Ghost – do outro lado da vida’ (1990).

A forma como a interação das artistas acontece no clipe está causando controvérsia, já que, segundo internautas, o contato sensual entre elas parece fortalecer o fetichismo frequentemente associado aos relacionamentos entre duas pessoas do mesmo sexo.

Veja também:
Unha encravada? A verdadeira causa da morte de Bob Marley

O aspecto que mais tem sido apontado como problemático é o das trocas de carícias sedutoras entre as duas cantoras, o que, para alguns, sugere um possível relacionamento entre elas  – o que não parece ser real.

Esse tópico tem polarizado as opiniões nas redes, criando um debate em torno da responsabilidade dos artistas em relação a temas delicados como a representação da comunidade LGBTQIAPN+ em suas obras.

Chorando, Juliette fala pela 1ª vez sobre diagnóstico equivocado de aneurisma