Manual de sobrevivência do músico independente

(Foto de Divulgação)

(Foto de Divulgação)

Existem coisas que só se aprendem com a experiência. É o exercício de tentativa e erro repetido exaustivamente, criando uma espécie de sensibilidade denominada conhecimento tácito. Para muitos artistas que compõem, gravam e divulgam suas próprias obras não é tão diferente. O “tempo de estrada” realmente faz a diferença. Pensando nisso, o músico e produtor Sallaberry compartilha sua vivência musical lançando, pela editora Música & Tecnologia, o Manual Prático de Produção Musical, que reuni informações úteis para quem deseja produzir e ganhar dinheiro com a sua arte.

O livro aborda desde a escolha do repertório e do estúdio de gravação até a divulgação do disco na internet, esclarecendo questões importantes relativas aos direitos autorais e à distribuição e venda de música. Segundo o autor, “com este manual prático, o trabalho do artista será mais fácil, prazeroso e, inclusive, lucrativo, introduzindo o assunto aos músicos interessados em produção musical”. Além disso, é disponibilizada uma lista em que é possível fazer uma consulta rápida a editoras musicais, cursos de áudio e de produção musical, bem como sugestões de livros especializados. Para adquiri-lo, acesse o site da editora.

SOBRE O AUTOR

Sallaberry é baterista, compositor e produtor musical. Foi indicado ao Grammy Latino duas vezes (2005 e 2007) pelos discos Sambasong and Friends e Samba Soft, ambos de sua autoria e que contaram com a gravação a distância de artistas de outros países. Dentre os trabalhos que produziu, estão shows e workshops com músicos internacionais, como Mike Stern, Frank Gambale e Dave Weckl. É proprietário também do Tum Tum Home Studio.

Veja também:
Lançados nesta sexta-feira, novos CD e DVD de Matheus e Kauan bombam na web

Texto de André Iunes Pinto

Confira esse e outras notícias no blog Overdubbing

#COMENTE