Foto: Reprodução/Youtube

Com Adele e Coldplay: cientistas criam playlist que combate a ansiedade

A música certa é capaz de salvar o dia de alguém. Como prova disso, a organização britânica Mindlab criou uma playlist que reúne músicas capazes de combater os sintomas da ansiedade. A lista de dez músicas inclui Adele, Coldplay, Mozart e outros. Veja a playlist completa no final do texto.

Veja também:
Silvio Santos divulga a lista de suas 10 músicas favoritas

O estudo foi realizado com participantes que estavam conectados a sensores enquanto tentavam resolver quebra-cabeças o mais rápido possível – o que aumentava os níveis de estresse. Ao mesmo tempo, os participantes escutavam músicas diferentes.

Adele – ‘Someone Like You’

Coldplay – ‘Strawberry Swing’

Enya – ‘Watermark’

Mozart – ‘Che Soave Zeffiretto’

Todo esse cenário serviu para medir a atividade cerebral e os estados fisiológicos – que incluíam frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória – dos participantes a cada música.

De acordo com o pesquisador Dr. David Lewis-Hodgson, que conduziu o estudo, a primeira música da lista – ‘Weightless’, do grupo Marconi Union – é a que mais produz o efeito de relaxamento. O nível de ansiedade caiu em até 65% dos participantes que escutaram a música.

Marconi Union – ‘Weightless’

Uma curiosidade interessante é que o trio que interpreta a canção a compôs em parceria com especialistas em terapia do som.

A música conta com harmonias e ritmos cuidadosamente escolhidos justamente para ajudar a diminuir a frequência cardíaca do ouvinte, reduzir a pressão arterial e diminuir os níveis de cortisol – o conhecido hormônio do estresse.

“‘Weightless’ foi tão eficaz que muitas mulheres ficaram sonolentas e eu aconselho a não dirigir enquanto ouço a música, porque pode ser perigoso”, indicou o estudioso.

Confira a playlist completa: