Primeira guitarra impressa em 3D no mundo é brasileira

Divulgação

Mais uma vez o avanço rápido da tecnologia surge para nos impressionar ou melhor dizendo, nos deixar de queixos caídos com suas novas conquistas. Segundo o jornal O Globo, a empresa Robtec, a principal no setor de impressão 3D no país, acabou de apresentar seu mais novo produto de orgulho, a primeira guitarra do mundo completamente impressa em 3D.

Desenvolvida pela agência de desig QuesttoNó, o instrumento inclusive já foi usado em um show no 11º Seminário de tecnologia realizado em São Paulo.

Luiz Fernando Dompieri, diretor geral da Robtec, explicou em comunicado a ideia de criar o instrumento.

“A ideia surgiu quando percebemos que existiam guitarras com o corpo impresso em 3D, mas era utilizado um braço convencional, de madeira. Desta vez, fomos mais longe e criamos um instrumento com toda a estrutura feita a partir de impressoras tridimensional, finalizado com a colocação dos acessórios metálicos”

Apesar da grande conquista, Dompieri garante que a guitarra se trata de apenas um protótipo, embora a estrutura e o som já estejam sendo aprimorados para serem usados por músicos profissionais.

Segundo Dompieri, trata-se apenas de um protótipo, mas a estrutura e o som produzido pelo instrumento já estão próximos às soluções profissionais utilizadas em bandas.

“O resultado final, sem dúvida, é um grande exemplo dos avanços da impressão 3D”, concluiu.

Por Débora Blezer

#comentários

Compartilhar