Rammstein X Apocalyptica

Capa do álbum 'Worlds Collide'

Capa do álbum ‘Worlds Collide’

Advogados do grupo Rammstein ganharam uma ação judicial no Tribunal de Berlim envolvendo a banda Apocalyptica por uso indevido de marca. O valor da indenização chegaria perto de 100 mil reais.

Em 2007, o vocalista do Rammstein, Till Lindemann, e o guitarrista Richard Z. Kruspe, participaram gravação do álbum “Worlds Collide” do Apocalyptica, na faixa “Helden”. Sem a autorização prévia, o disco teria sido promovido com um adesivo onde apareceriam as palavras “com Rammstein”. Os advogados alegaram que “Rammstein” é uma marca registrada e não poderia ter sido usada como promoção.

O Apocalyptica publicou uma nota oficial onde esclarece que a ação judicial não diz respeito ao grupo ou a sua gerência, mas que envolve somente o Rammstein e a extinta GUN Records, gravadora do disco. Atualmente, o acervo da gravadora é administrado pela Sony Music Entertainment, que chegou a um acordo com os advogados do Rammstein. O Apocalyptica sustenta que não teve nenhuma influência ou controle no uso da marca ou no resultado do processo.

Confira abaixo a música “Helden”, uma versão em alemão de “Heroes” (original de David Bowie):