Fotos: Reprodução/Redes Sociais Raphaela Santos - Luan Santana

Raphaela Santos x Luan Santana: entenda a treta que está rolando no YouTube

Raphaela Santos, um dos maiores nomes da música pernambucana da atualidade, gravou um cover de uma música de Luan Santana. Acontece que, recentemente, ela foi surpreendida ao ter a música derrubada pelas equipe do sertanejo.

A jovem é dona dos hits ‘Seu Mentiroso’, ‘Dona do Seu Lar‘ e ‘Só Queria Desabafar’. Acontece que, nos últimos dias, esfera musical foi sacudida por um episódio envolvendo a cantora Raphaela Santos e um cover da famosa canção ‘Meio Termo’, do consagrado Luan Santana.

Tudo começou quando a versão interpretada por Raphaela começou a fazer sucesso no YouTube, porém, para a surpresa de todos, foi removido da plataforma nessa última terça-feira (2).

Raphaela não ficou calada: em uma manifestação nas redes sociais, a artista pernambucana expressou sua frustração, apontando que a remoção do vídeo foi, provavelmente, uma ação da equipe de Luan Santana.

Importante destacar que a cantora enfatizou não ter disponibilizado o cover em plataformas rentáveis ​​como Spotify ou Deezer, buscando evitar qualquer confronto sobre direitos autorais.

Em um apelo direto, Raphaela destacou sua ética profissional: “A gente sabe trabalhar, tanto que a gente foi atrás de vocês, eu não subi [a música] em nenhuma plataforma que rende dinheiro“.

Ela deixa claro que o YouTube possui mecanismos para identificar capas e garantir que os direitos autorais sejam pagos aos detentores originais das canções.

Veja também:
'Meu mundo caiu': o último dia e os detalhes da morte de Maysa

A cantora Raphaela Santos também revelou que tentou adquirir os direitos autorais da obra, um caminho seguido por outros artistas com sucesso, mas encontrou uma barreira: a exclusividade mantida pela editora responsável pelo lançamento de Luan Santana.

Raphaela Santos - cantora

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Vale ressaltar que a faixa ‘Meio Termo‘ não é estranha a interpretações diversas, contando com covers de artistas como Heitor Costa, Marília Tavares, entre outros. No entanto, a situação de Raphaela destaca as complexidades enfrentadas pelos artistas independentes na indústria da música.

Encerrando seu desabafo, Raphaela fez questão de afirmar que sua admiração por Luan Santana permanece inabalável.

Luan, continuo amando você e adorando o seu trabalho. Sei que você não tem nada a ver com isso”. Uma declaração que evidencia não apenas o respeito da artista, mas também a paixão compartilhada pela música.

Confira a música de Luan Santana, ‘Meio Termo’:

Raphaela Santos desabafa após cover cair 

Raphaela, com uma carreira de dez anos recheada de sucessos, expressou sua frustração e surpresa ao descobrir que sua versão, que não estava em plataformas remuneradas como Spotify ou Deezer, foi a única a ser retirada.

Ela enfatiza que seu objetivo era obter a exigência necessária para compartilhar sua arte, respeitando as regras do mercado.

“Eu não sei qual é o problema comigo, só comigo, porque só derrubaram a música só na minha voz”, lamentou a artista em seu pronunciamento.

Veja também:
Muito além d'Os Dedinhos: Eliana já foi indicada ao Grammy Latino

Raphaela também tocou em um ponto sensível ao mencionar uma piada sobre o Nordeste, região conhecida por sua riqueza cultural e musical. Ela reforça a dignidade e a ética de seu trabalho, destacando sua jornada e o respeito que merece.

Se vocês acham que eu estou ficando rica por causa de ‘Meio Termo’, eu não estou, assegurou a cantora, convidando a todos a conhecerem sua trajetória e os sucessos de sua banda, A Favorita. Raphaela termina com um apelo emocionante pela valorização de sua região e trabalho.

Luan Santana passa Réveillon na casa de Cristiano Ronaldo e ganha relógio de R$ 430 mil