Foto: Maurício Nahas Selton Mello - ator

Selton Mello lança tocante autobiografia com participação de 40 artistas

Selton Mello, ator de destaque em grandes produções do cinema e da TV brasileira, celebra quatro décadas de carreira com o lançamento de sua autobiografia, ‘Eu Me Lembro.

O livro revela bastidores de filmes marcantes, memórias pessoais e colaborações inesquecíveis, enquanto o artista vive um dos momentos mais intensos de sua trajetória, incluindo a campanha para o Oscar 2025.

Entre os marcos recentes, Selton brilhou no elogiado Ainda Estou Aqui, ovacionado no Festival de Cinema de Veneza e indicado ao Globo de Ouro, e no aguardado O Auto da Compadecida 2.

Essas e outras histórias ganham espaço na obra, que é uma viagem íntima e tocante por sua vida e carreira. Eu Me Lembro‘ não é apenas um livro, é um reencontro com a arte e com a memória.

A narrativa de Eu Me Lembro é moldada por perguntas feitas por 40 personalidades da TV, teatro, cinema e literatura, entre elas: Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Fernanda Torres e Lázaro Ramos.

O resultado é um retrato íntimo e profundo de um artista que se desnuda por completo.

Confira um trecho em que Selton Mello fala sobre a relação que tem com Matheus Nachtergaele:

Veja também:
Cássia Kis arma barraco ao ver jovem de biquíni em supermercado; vídeo

“E Matheus, cara, foi um encontro sobrenatural. Parecia que a gente se conhecia de outras vidas. Como somos complementares, funcionamos muito bem como uma dupla. O filme é todo sobre uma dupla. Já imaginou se não funcionasse? Não teve nenhuma leitura preliminar. Não teve testes para ver se a dupla era aquela! Não teve teste! Mágica pura”. (Eu Me Lembro, p. 155).

Capa - Eu me lembro - autobiografia Selton Mello

Foto: Divulgação

O livro mergulha em passagens emocionantes, como a relação de Selton com sua mãe, Selva, que faleceu em 2024 após uma longa batalha contra o Alzheimer.

Esse vínculo espiritual e profundo é um dos pilares da obra, que resgata também as memórias da infância no interior de Minas Gerais e os primeiros passos do ator na televisão nos anos 1980.

Selton Mello compartilha ainda os altos e baixos da carreira, desde o ostracismo após um sucesso meteórico até a redescoberta de sua paixão pela atuação.

Com humor refinado e uma dose de vulnerabilidade, o ator fala de temas delicados como depressão e transtorno de imagem, oferecendo uma perspectiva sincera sobre os bastidores da fama.

Selton Mello

Foto: Maurício Nahas

A publicação da Jambô Editora traz um toque especial com três cadernos de fotografias, somando mais de 70 imagens que ilustram momentos marcantes da trajetória de Selton.

Cada página do livro convida o leitor a explorar um pouco mais sobre os bastidores das grandes produções brasileiras e o impacto das parcerias criativas ao longo de sua vida.

Veja também:
O que aconteceu com a voz de Jon Bon Jovi com o passar dos anos?

Entre os destaques da carreira estão personagens icônicos como Leléu (‘Lisbela e o Prisioneiro’), João Estrela (‘Meu Nome Não é Johnny’) e Benjamin (‘O Palhaço’).

Em ‘Eu Me Lembro‘, o ator revisita essas criações com sensibilidade e um olhar terapêutico, explorando as dúvidas e angústias que moldaram suas escolhas.

Eu Me Lembro‘ é uma obra que diverte, emociona e inspira. Mais do que contar a história de um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, o livro é um convite ao autoconhecimento e à reflexão. Para Selton, lembrar é manter viva a essência do que o conecta à vida e à arte.

Com uma nova temporada da série ‘Sessão de Terapia’ prevista para 2025, Selton continua a explorar o universo humano em suas nuances mais profundas. Seu legado, imortalizado em palavras e imagens, é uma homenagem à arte e à jornada de um ator que nunca deixou de acreditar no poder das histórias.

Ficha técnica

Livro: Selton Mello: Eu Me Lembro
Autoria: Selton Mello
Editora: Jambô Editora
ISBN: 978658863472-1
Páginas: 344
Onde encontrar: Amazon

Entrevistadores: Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Paulo José, Marjorie Estiano, Rodrigo Santoro, Alice Wegmann, Lázaro Ramos, Moacyr Franco, Oberdan Júnior, Leticia Sabatella, Fábio Assunção, Zezé Motta, Jeferson Tenório, Johnny Massaro, Pedro Paulo Rangel, Larissa Manoela, Lívia Silva, Wagner Moura, Guel Arraes, Patricia Pillar, Pedro Bial, Simone Spoladore, Raí, Nathalia Timberg, Leticia Colin, Rolando Boldrin, Aracy Balabanian, Christian Malheiros, Jackson Antunes, Fernanda Torres, Luana Xavier, Débora Falabella, Tonico Pereira, Ana Paula Maia, Camila Pitanga, Zuenir Ventura, Emilio Orciollo Netto, Arthur Dapieve, Dira Paes e Danton Mello. 

Fábio Assunção quebra o silêncio após filho ter sido visto trabalhando