Fotos: Divulgação anitta

Xiiii! Spotify está investigando se recorde de Anitta foi manipulado ilegalmente

No último mês, Anitta conquistou um recorde inédito para os brasileiros: o de ter uma música como a mais ouvida no ‘Top 50 Global’ do Spotify, a maior plataforma de streaming do mundo.

A canção ‘Envolver‘, lançada pela cantora brasileira em novembro de 2021, foi reproduzida mais de 6,4 milhões de vezes e atingiu o primeiro lugar.

Os fãs de Anitta – e internautas brasileiros em geral – se dedicaram ouvindo a canção repetidamente afim de que ela chegasse ao tão sonhado top 1 da playlist global.

Veja também:
Lutadora do UFC revela como fez para entrar de penetra em festa de Anitta

Prova disso é que 4,1 milhões das reproduções vieram apenas do Brasil. Hoje, a música continua sendo reproduzida com bastante intensidade nas plataformas.

Contudo, como nem tudo são flores, o Spotify vai analisar se o título foi conquistado através de manipulação e fraude por parte dos fãs dela ou não – incluindo o possível uso de mecanismos fraudulentos, como robôs.

Existe a possibilidade de Anitta não ganhar o valor repassado pela plataforma pelas milhões de reproduções que, só com ‘Envolver’, pode chegar a um custo maior do que US$ 150 mil (R$ 750 mil).

Pior que isso, visto que a cifra é irrelevante para a funkeira, não será nada bom para a cantora se for comprovado que houve manipulação dos algoritmos do Spotify para que sua música chegasse ao primeiro lugar do mundo.

O que o Spotify está analisando são supostos métodos e uso de redes VPN para reproduzir as músicas várias vezes com novos IPs, além de um possível uso de “robôs” para reproduzirem a música muitas vezes.

Veja também:
Anitta é dona da Skol Beats? É formada? Veja 5 curiosidades sobre ela

Anitta tem culpa no cartório?

Em março, um perfil oficial de Anitta compartilhou a postagem de uma fã instruindo outros internautas a como eles deviam agir para ajudar a colocar a música no número 1.

Dicas como, montar “playlists” com ‘Envolver’ e sempre lembrar deusar contas diferentes no Spotify” para ouvi-las, assim como “lembrar de trocar de contas”, para a plataforma contar as várias reproduções.

Segundo publicado pelo colunista do ‘Uol’, Ricardo Feltrin, especialistas em Direitos Autorais dizem que a imagem de Anitta podeficar arranhada caso se comprove a manipulação”. 

Apesar de ser bastante improvável, a cantora pode até mesmo ser banida da plataforma de streaming. Isso além de não receber os royalties pelas reproduções que sejam comprovadamente fraudulentas.

anitta

Foto: Divulgação

Spotify se pronuncia

O serviço de streaming afirmou à imprensa que não emitiria nenhuma posição oficial sobre o caso. Entretanto, esclareceu que sempre analisa as ocorrências – seja de artistas grandes como Anitta ou os que têm muito menos reproduções.

Existe uma ferramentas para identificar “fraudes” e caso isso seja comprovado, o Spotify nunca divulga publicamente o resultado dessas investigações. Apenas o próprio artista ou criador de conteúdo é informado.

O Spotify também divulgou seus termos e condições que precisam ser aceitos por todos os artistas que usam a plataforma. Leia:

“Quando identificamos ou somos alertados sobre casos potenciais ou confirmados de manipulação de stream, tomamos medidas que podem incluir a retenção de royalties, a correção de números de streaming e medidas para garantir que a popularidade do artista ou da música seja refletida com precisão em nossos gráficos. O Spotify reserva-se o direito de remover conteúdo manipulado da plataforma“.

Veja também:
Anitta fica possessa e detona revista internacional que usou fala 'fora de contexto'

“Colocamos recursos de engenharia e pesquisas significativos para detectar, mitigar e remover a atividade de streaming artificial no Spotify para que nada atrapalhe nossa missão de dar aos artistas a oportunidade de viver de sua arte e para que os detentores de direitos sejam pagos da maneira mais justa possível por seu trabalho. A integridade disso é incrivelmente importante para nós, porque um fluxo ilegítimo significa que há artistas honestos e trabalhadores do outro lado que são afetados”.

Assessor posta “carta aberta”

Leia na íntegra a ‘carta aberta’ publicada por Paulo Pimenta, assessor-chefe de comunicação da cantora:

“Muito se fala sobre ‘Envolver’ e seu sucesso que dura até hoje no top 50 global do Spotify. A primeira cantora latina a chegar a posição #1 de forma solo é brasileira e se chama Anitta. Foi ela mesma que lá atrás uma vez me disse que uma minoria sempre tende a elevar um artista só para depois ter o prazer de diminui-lo. Infelizmente, ela tem razão.

Vamos aos números de ‘Envolver’ nos últimos 28 dias? Reparem que o país que mais ouviu “Envolver” foi o Brasil: 38.420.876 de plays. Mas se você QUISER realmente estudar os resultados, a perspectiva muda. Somados, os streamings dos 9 países que mais ouviram ‘Envolver’ resultam em um número relevante e global: 42.801,642.

O Brasil é o segundo mercado consumidor de música do mundo em número de ouvintes digitais e sua população e território são continentais. Logo, existe uma lei de proporcionalidade. Seria óbvio que uma cantora tivesse tal resultado em seu próprio país? Não necessariamente. Mas, se tratando da Anitta, tudo muda de figura. Enxergamos aqui outro fenômeno. 

A cantora arrebatou seu país com um ritmo que não é brasileiro e em língua espanhola – não muito falada por aqui. Um posicionamento internacional de dentro para fora. Há quem diga que os fãs brasileiros ouviram muito Envolver. Mutirão. Mas, isso é ruim?

Veja também:
Após anúncio, 'novo' álbum de Anitta vira polêmica bem antes de ser lançado

Vale ressaltar que Anitta tem mais ouvintes mensais nos Estados Unidos do que grandes cantoras americanas – é só QUERER pesquisar. Algumas poucas notícias sobre Envolver ainda podem revelar a teoria citada no início do texto

Mas, ainda bem que a matemática não mente e que a grande maioria dos brasileiros ainda tem orgulho dos artistas nacionais e se envolveu com a Anitta ao ponto de quebrarem juntos barreiras nunca antes ultrapassadas. Paulo Pimenta, assessor de comunicação e imprensa de Anitta”.

Assista ao videoclipe de ‘Envolver’, canção de Anitta que atingiu o top 1 mundial no Spotify:

Lutadora do UFC revela como fez para entrar de penetra em festa de Anitta

Compartilhar