Thommy Schiavo – ator conhecido por seu papel como Zoinho no remake da novela ‘Pantanal‘ de 2022 – faleceu tragicamente aos 39 anos no último sábado (20). Ele deixa a esposa, Angra Monaliza, e uma filha de apenas 1 ano de idade.
Segundo a Polícia Civil, Schiavo morreu após cair de uma altura de quatro metros do prédio de dois andares onde residia em Mato Grosso. O ator foi encontrado sem ferimentos visíveis no chão, conforme informou a CNN.
A notícia da morte foi compartilhada pela família e rapidamente repercutiu nas redes sociais. Leandro Lima, colega de Schiavo em ‘Pantanal’, lamentou: “Nosso amigo Thommy Schiavo nos deixou. Ainda estou atônito, tentando digerir tudo isso”.
“Thommy era uma cara de coração enorme, sempre pronto a ajudar, amava o campo, os bichos e cuidar das pessoas“.
A esposa de Schiavo, Angra Monaliza, maquiadora da TV Globo, conheceu o ator durante as gravações de ‘Pantanal’.
A irmã dele, Thayna Schiavo, também expressou sua dor nas redes sociais: “Quanta dor […] Parece que arrancaram meu coração com as mãos”.
Carreira e legado de Thommy Schiavo
Nascido em Presidente Prudente, São Paulo, Thommy Schiavo se formou em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) no Rio de Janeiro.
Além de ‘Pantanal’, ele participou de diversas produções, incluindo ‘Paraíso‘ (2009), ‘Cordel Encantado‘ (2011), ‘Império‘ (2014) e ‘Espelho da Vida‘ (2018).
Em ‘Pantanal’, ele interpretava o peão João Zoinho, que trabalhava na fazenda de José Leôncio.
Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi a cena do beijo entre Zoinho e Zaquieu, interpretado por Silvero Pereira, no último capítulo de ‘Pantanal’. Este foi um dos raros beijos gays exibidos na teledramaturgia brasileira.
Apesar das informações iniciais fornecidas pela polícia, ainda não está claro o que causou a queda fatal de Schiavo.
Sabe-se que o ator estava com amigos em um estabelecimento próximo minutos antes do incidente. As autoridades não divulgaram mais detalhes sobre a investigação.
O velório e o enterro de Thommy Schiavo ocorreram no domingo (21), no interior de São Paulo, onde amigos e familiares se reuniram para prestar suas últimas homenagens.
Vídeo flagrou últimos momentos do ator
Um vídeo de câmera de segurança revela os últimos momentos de Thommy Schiavo. Nas imagens, ele aparece cambaleando e se deitando no chão antes de cair de uma altura de 4 metros.
O incidente ocorreu na madrugada do último sábado (20), na quitinete onde ele residia, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.
De acordo com testemunhas, Schiavo estava consumindo bebidas alcoólicas em uma conveniência nas proximidades pouco antes do acidente.
O ator foi encontrado de barriga para baixo, sem ferimentos aparentes, mas já sem vida. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de necropsia.
As autoridades ainda investigam o que teria levado Schiavo a se desequilibrar e cair. As imagens da câmera de segurança mostram o ator cambaleando antes de se deitar no chão e, posteriormente, cair do parapeito.
Veja os últimos momentos do ator antes de cair:
Vídeo mostra ator de Pantanal cambaleando antes de cair pic.twitter.com/DNNH7yO6Wc
— Revista Fórum (@revistaforum) July 22, 2024
Polícia fala sobre causa da morte
A Delegacia Especial de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) divulgou em nota oficial a causa da morte de Thommy Schiavo.
Conforme o comunicado da DHPP, divulgado pelo jornal ‘O Globo’, a equipe foi chamada para um prédio de dois andares no bairro Bosque da Saúde.
“A equipe de plantão da DHPP de Cuiabá foi acionada, na manhã deste sábado, para atender a uma ocorrência no bairro Bosque da Saúde, na capital. No endereço, um prédio de quitinetes de dois andares, a vítima foi encontrada, sem ferimentos externos, caída no piso inferior, a uns quatro metros do andar onde residia”, informou a polícia.
Os agentes revisaram as câmeras de segurança do prédio e verificaram as imagens que mostraram os momentos finais de Schiavo.
“Câmeras do prédio foram verificadas pelos policiais e as imagens mostraram a dinâmica do momento em que aparece a vítima sentada no andar superior. Depois, se deita no chão por alguns minutos, e, ao se levantar, se desequilibra e o corpo se inclina acima do parapeito, ocasionando a queda”, confirmou o texto.
Na nota, a DHPP afirmou que uma perícia foi realizada no local e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá para exame necroscópico.
Fãs e amigos lamentaram a perda do ator nos comentários de diversas publicações. “Inacreditável! Descanse em paz, querido amigo!”, escreveu um seguidor.
“Descanse em paz”, desejou outro. “Que Deus lhe tenha, Thommy. Mais uma perda hoje”, afirmou um terceiro. “Que os espíritos de luz te acolham”, postou mais um.
Mesmo com poucas falas, Thommy Schiavo ajudou colegas em ‘Pantanal’
Mesmo com poucas falas na novela ‘Pantanal’, o ator Thommy Schiavo desempenhou um papel crucial na adaptação dos colegas ao ambiente rural, repleto de animais.
“Minha família sempre teve sítio, fazenda. Desde criança, comecei a andar a cavalo, tive provas de laço. Também sempre gostei de arte e tinha o sonho de ser ator”, revelou Schiavo no programa ‘Mais Você’, em setembro do ano passado.
Antes de ‘Pantanal’, Schiavo integrou o elenco do especial ‘Por Toda Minha Vida’ (2006), onde interpretou o cantor Leandro (1961-1998).
Esse trabalho lhe rendeu o contato com o diretor Rogério Gomes, que mais tarde o escalou para viver outro peão na novela ‘Paraíso’ (2009).
Sua carreira continuou com participações em ‘Escrito nas Estrelas’ (2010) e ‘Cordel Encantado’ (2011).
Com a estreia do remake de ‘Pantanal’, o diretor Rogério Gomes voltou a chamar Schiavo para o projeto, desta vez com a missão de ajudar os colegas de elenco a se familiarizarem com a vida no campo e os animais.
“Ajudei, ensinei a montar. É preciso ter uma sintonia com os cavalos. Existe uma conexão. Ele pode ser manso, mas se você tiver medo, ele sente”, explicou Schiavo.
A contribuição de Thommy Schiavo foi além de suas atuações. Ele foi fundamental para que outros atores se sentissem à vontade no ambiente rural, compartilhando sua experiência e paixão pela vida no campo.
Brasileiro de 17 anos morre ao cair de prédio em viagem de formatura na Argentina
Fonte: CNN Brasil
#COMENTE