Tico Santa Cruz publica carta aberta sobre MTV Brasil

Cantor diz que banda estava fora da programação desde 2005 (Reprod. Facebook)

Cantor diz que banda estava fora da programação desde 2005 (Reprod. Facebook)

Nem todos parecem ter gostado da MTV Brasil em seus mais de 20 anos de existência. O vocalista Tico Santa Cruz, do Detonautas Roque Clube, revelou uma relação não muito boa com a emissora.

Em uma publicação feita em sua página no Facebook, o cantor disse ter algumas mágoas com o canal, que supostamente apresentava favoritismo em relação a algumas bandas. Segundo Tico, uma das diretoras da emissora disse a ele que o Detonautas não tinha relevância no rock nacional.

Confira a íntegra do texto abaixo:

“Flores para o Funeral da MTV

Porque eu teria todos os motivos do mundo para comemorar o fim da MTV, mas não faria isso por um sentimento infantil de vingança…?

Porque a história do Detonautas com a emissora sempre foi conturbada, desde o VMB que ganhamos quase na marra. Um dia conto numa biografia os bastidores…

Porque sempre nos colocavam nos programas que nenhum outro artista queria fazer…

Porque ficamos 26 semanas em primeiro lugar no Top 20 Brasil com o clipe do “Dia que não terminou” e quando chegou o VMB seguinte fomos completamente ignorados.

Porque adivinhei quase todos os ganhadores pela lógica da Panela que existia na emissora… postando no meu blog um dia antes os resultados e incrivelmente aconteceu como se eu fosse a mãe Dinah – foram 2 edições assim…

Veja também:
Últimos anos de João Gilberto foram marcados por disputas familiares

Porque não tenho o rabo preso com emissora nenhuma e escrevi um post bem claro a respeito do que eu percebia na maneira como éramos tratados e isso gerou uma grande polêmica na época, que acabou envolvendo até o Midas – Rick Bonadio – que se meteu para defender a emissora nos fazendo uma série de acusações e piadas com nosso nome e semanas depois explodiu um plágio Ridículo do Nxzero que ele teve que engolir calado.

Porque recebi um e-mail de uma antiga chefona que mandava e desmandava por lá dizendo que o Detonautas não tinha relevância para a cena do Rock Nacional, enquanto a MTV se tornava um canal que a única coisa que não havia era MÚSICA.

Semanas depois nós fomos anunciados no Rock in Rio.

Porque no Twitter da MTV fizeram campanha para que o Detonautas fosse vaiado no Rock in Rio 2011 e até apostas aconteceram.

Eles quebraram a cara e depois tiveram a cara de pau de escrever que a gente havia conseguido escapar das vaias por que conquistamos o público com baladinhas.

Tomaram um fora no Facebook que acabou tirando a matéria da chacota do ar. Pois até gente que não gostava do Detonautas percebeu a má vontade e entrou lá para nos defender.

Porque a gente sempre foi apenas um bom time de futebol para o Rock Gol.

Veja também:
Músicas cantadas por Miley Cyrus em 'Black Mirror' são do Nine Inch Nails

Porque nós sempre tentamos ter uma boa relação desde o começo mas nunca fomos levados a sério e num determinado momento provamos que não precisávamos deles para nada e fizemos questão de nos posicionar publicamente.

Porque nós sobrevivemos até hoje e mesmo fora da programação da ANTIGA MTV desde 2005 – continuamos trabalhando muito e com um público cada vez maior e mais fiel e não lambemos o saco de ninguém lá dentro.

São apenas alguns motivos que eu teria para gargalhar do fato de que o caminho que escolheram acabou afundando a emissora.

Mas…

Eu sempre amei a MTV, enquanto ela tocava música. E nestes últimos meses, depois que foi anunciada sua morte, eles voltaram a ser um canal como nos primórdios e voltei a ter um grande prazer em assisti-los.

Quando eu era adolescente, aprendi a gostar de música, conhecer artistas e Vjs por conta deles. Eu me orgulhava de andar de um lado para o outro vestindo a camisa da MTV Brasil e um boné que não saia da minha cabeça.

Meus ídolos eu conheci através da MTV.

Tempos da Astrid Fontenelle, Cuca Lazzarotto, Luiz Thunderbird , João Gordo, Marcos Mion, e tantos outros Vjs que marcaram minha adolescência e os bons tempos da emissora.

A perda da MTV é uma perda para a música, mesmo na pior fase deles. Quando investiram num público de adolescentes retardados que passaram a consumir todo tipo de porcaria que a MTV tentava enfiar goela abaixo. Formando uma geração de jovens bobalhões e exaltando bandas de gosto completamente duvidoso – CONSIDERANDO QUE O DETONAUTAS NÃO TEM RELEVÂNCIA PARA O CENÁRIO ROCK NACIONAL.

Veja também:
Nirvana: Kurt Cobain se matou ou foi assassinado? Conheça a teoria

Não vou comemorar a saída da MTV do canal aberto.

Não vou rir pelo fato de que apesar de tudo que fizeram com o Detonautas, no fim das contas o barco que afundou foi o deles.

Ao contrário…

Vou torcer pela “NOVA” MTV – e torcer para que voltem a ser um canal de referência. Que seja um canal de música. Que volte a nos brindar com bandas legais, nacionais ou internacionais.

Que deixem de lado a ganância do comércio desenfreado e das barganhas com gravadoras… para privilegiar o que há de bom acontecendo.

Que a “NOVA” MTV seja um canal de música.

Que a gente possa assistir o que nos fez querer ser músicos e artistas.

Boa sorte a NOVA MTV e ADEUS A CAQUÉTICA E PATÉTICA antiga MTV.

COM AMOR

Tico Sta Cruz”

Por Igor Miranda

Opiniões, curiosidades, resenhas, listas e sobre todos os tipos de música são o foco desta coluna, comandada por Igor Miranda, jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical. Contato: [email protected]

Compartilhar