Fotos: Reprodução/Redes Sociais Vinicius Rodrigues - Paratleta - BBB 24

BBB: Vinicius repete erro de Paulo André e se enrosca com o governo

Vinicius Rodrigues, atleta paralímpico, enfrenta agora um dilema inesperado. Sua entrada no ‘Big Brother Brasil 24‘ pode acarretar uma perda significativa: o fim do suporte financeiro daBolsa Atleta‘.

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Essa situação já foi vivida por Paulo André no ‘BBB 22’, que também viu seu benefício ser interrompido por uma decisão semelhante.

Ao entrar na casa mais vigiada do Brasil, Vinicius Rodrigues pode ter negligenciado um detalhe crucial: o governo federal não foi informado sobre sua participação no programa. Isto é vital, pois estar ativo nas práticas esportivas é condição essencial para a manutenção da bolsa.

O benefício, que chega a R$ 3.100,00 para atletas paralímpicos como ele, representa o segundo maior valor benefício pelo programa.

Paulo André, na categoria de atleta internacional, apresentou uma situação semelhante no BBB 22, deixando temporariamente o auxílio de R$ 1.850 mensais.

Paulo André - BBB

Fotos: Reprodução/Redes Sociais/TV Globo

Conforme declaração ao ‘Notícias da TV’, o Ministério do Esporte afirmou não ter sido notificado oficialmente sobre a participação de Vinicius Rodrigues no reality show. A informação chegou ao órgão após a confirmação da Globo.

“O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Alto Desempenho ainda não foi notificado, oficialmente, sobre a decisão do atleta Vinicius Rodrigues, em participar do reality show ‘Big Brother Brasil 2024’, produzido e exibido pela TV Globo”, enfatizaram .

Eles adicionaram: Soubemos por meio da mídia, e o atleta será notificado no prazo de 10 (dez) dias nos informará se realmente irá participar do programa, caso confirme sua participação, o pagamento do benefício será suspenso, tendo em vista que não cumprirá o plano esportivo aprovado” .

Caso Vinicius Rodrigues perca o direito ao ‘Bolsa Atleta’, ele terá a opção de se reinscrever e passar por uma nova análise.

Veja também:
'Meu mundo caiu': o último dia e os detalhes da morte de Maysa

O Ministério do Esporte esclarece que, se a permanência dele no programa for breve e ele sair logo, existe a possibilidade de solicitar a retomada do auxílio.

Maycon sugere apelidar perna amputada de Vinicius

Na noite de estreia do ‘BBB 24’, uma situação inesperada e desconfortável roubou uma cena e virou polêmica na web.

Maycon Cosmer, um dos participantes e cozinheiro escolar, foi detonado na web ao fazer um comentário sobre o atleta paralímpico e colega de confinamento.

Durante uma disputa pela liderança do programa, Maycon sugeriu, em tom de “brincadeira”, que se desse um apelido à perna amputada de Vinicius, o que ele chamou de cotinho“.

Maycon, aparentemente sem perceber a gravidade de seu ato, questionou: E aí, nós vamos colocar um apelido, um nome no cotinho? Vamos colocar um nome no cotinho? Não, vamos sim. Vamos sim. A gente pode colocar um apelido no cotinho? Colocar um nome nele?”, dirigindo-se a Vinicius, que, por sua vez, não reagiu de maneira positiva à sugestão.

Na hora ele comentou que poderiam colocar o apelido sim, mas estava visivelmente incomodado com a sugestão do colega de confinamento.

Marcus Vinicius, outro participante do ‘BBB’, que é comissário de voo, pediu para Maycon parar de brincar com isso. Brincadeira tem limite“, disse ele.

Aos 19 anos, Vinicius sofreu um acidente de trânsito em Maringá, no Paraná, que acabou acarretando na amputação de parte de sua perna esquerda.

Veja também:
Junior abre o jogo e revela os segredos por trás da icônica foto na banheira de miojo

No entanto, este momento difícil foi um ponto de virada, pois logo depois, ele foi apresentado ao atletismo pela atleta paralímpica Terezinha Guilhermina, marcando o início de um novo propósito de vida.

Vinicius fez sua estreia nas competições paralímpicas em 2015 e deixou claro que seria ativo e conquistaria muito no esporte em suas novas condições de vida.

Maycon - Vinicius - BBB 24

Fotos: Reprodução/TV Globo

O comentário de Maycon causou indignação nas redes sociais. Os internautas expressaram descontentamento com a atitude dos participantes, considerando-a desrespeitosa e de mau gosto, além de demonstrarem apoio a Vinícius.

Ivan Baron, influenciador digital e ativista anticapacitista, liderou o assunto ao ‘X’ (antigo ‘Twitter’), enfatizando o caráter capacitista da fala de Maycon.

Conhecido por sua participação ativa em movimentos de inclusão e diversidade, ele foi enfático: Capacitismo é crime e não pode mais ser tolerado na rede nacional.

O influenciador também destacou a intimidação no trato de assuntos tão sensíveis, criticando as repetidas atitudes de Maycon em relação a Vinicius.

Na noite desta terça-feira (9), o reality exibiu a cena polêmica e mostrou que, mais cedo, Tadeu Schmidt chamou o atleta no confessionário e questionou sobre como ele se sentiu ao participar da prova do líder no primeiro dia de confinamento.

O participante contou que achou melhor fazer a prova sem a prótese.

Tadeu falou que a sociedade não sabe como lidar de maneira correta e respeitosa sobre PCD (Pessoas com Deficiência) e ressaltou a importância do respeito e da consciência em suas interações, evitando que situações desagradáveis semelhantes voltem a ocorrer.

A polêmica levantou questões importantes sobre empatia e inclusão, especialmente em um cenário de entretenimento nacional acompanhado por milhões de pessoas.

Veja também:
Vanessa Lopes vai à TV explicar diagnóstico que a fez 'surtar' no BBB

Confira reações de internautas no Twitter:

No primeiro dia, BBB 24 já começa polemizando por falta de acessibilidade