O jornalismo esportivo perdeu um de seus nomes mais emblemáticos. Ivan Zimmermann, pioneiro na narração da NFL no Brasil, morreu aos 64 anos após um acidente de carro na Flórida, nos Estados Unidos, onde morava. A informação foi confirmada por familiares na noite desta quarta-feira (5).
A NFL Brasil lamentou a perda do narrador, destacando sua importância para a popularização da liga no País.
“A NFL lamenta profundamente o falecimento do ex-narrador da Band e ESPN, Ivan Zimmermann, que teve um papel fundamental na popularização da NFL no Brasil”, publicou o perfil oficial da liga.
Natural de Blumenau (SC), Zimmermann se mudou para São Paulo ainda criança. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo em 1984 e, no ano seguinte, acompanhou a comitiva presidencial do Brasil aos Estados Unidos para cobrir a reunião da ONU.
Após essa experiência, decidiu morar no país norte-americano, onde chegou a trabalhar como motorista de caminhão e limousines antes de retomar a carreira jornalística.
Seu retorno ao jornalismo esportivo aconteceu em 1992, quando estreou como narrador na ESPN Brasil. Na emissora, se tornou uma das primeiras vozes da NFL no Brasil, além de cobrir Copas do Mundo, Olimpíadas e as principais ligas esportivas dos Estados Unidos, como NBA, NHL e MLB.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Com um estilo vibrante e marcante, Zimmermann criou bordões que ficaram na memória dos fãs, como “fogo na bomba”, “rasteja, verme” e “hasta la vista, baby”.
Em 1993, narrou diretamente do estádio o Super Bowl XXVII, em que o Dallas Cowboys venceu o Buffalo Bills no Rose Bowl, em Los Angeles. A partida foi histórica, marcada pelo icônico show de intervalo de Michael Jackson.
Em 2004, Zimmermann retornou ao Brasil e passou a integrar a equipe do BandSports, onde participou da cobertura das Olimpíadas de Atenas e Pequim, além do Pan do Rio. Também esteve presente na transmissão da Copa do Mundo de 2006 pela DirecTV.
Em suas redes sociais, a ESPN Brasil prestou homenagem, chamando-o de “narrador histórico”. Já o BandSports destacou seu legado no jornalismo esportivo:
“Ivan é e sempre será referência para narradores e fãs de esportes americanos que eternamente lembrarão dos seus bordões”, publicou a emissora.
Com uma carreira dedicada à narração esportiva, Ivan Zimmermann deixa um legado importante para o jornalismo esportivo brasileiro, sendo lembrado como um dos pioneiros na cobertura da NFL no país.
Confusão faz fãs acreditarem que Padre de Fábio de Melo morreu
Fonte: G1
#COMENTE