Imagens impressionantes mostram o instante exato em que um avião da Delta Airlines capotou ao pousar no Aeroporto Internacional Toronto Pearson, na segunda-feira (17).
O incidente ocorreu no maior terminal aéreo do Canadá e deixou 18 feridos, incluindo três em estado grave.
O jato CRJ-900, operado pela Endeavor Air, partiu de Minneapolis, nos Estados Unidos, e enfrentou dificuldades ao tocar o solo.
O vídeo mostra que, logo após o pouso, a aeronave perdeu o equilíbrio e uma das asas bateu na pista, provocando um incêndio imediato. Em seguida, o avião virou para o lado direito e capotou, ficando de cabeça para baixo.
Apesar do impacto e das chamas, todas as 80 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação, conseguiram sair da aeronave.
No entanto, 18 pessoas precisaram de atendimento médico, sendo que três delas – uma criança e dois adultos de cerca de 60 anos – foram levadas a hospitais em estado grave.
As autoridades ainda não divulgaram a causa do acidente. O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá está conduzindo a investigação para determinar o que levou a aeronave a capotar na pista.
O comandante dos bombeiros do aeroporto, Todd Aitken, declarou que “a pista estava seca e não havia condições de vento cruzado”, descartando a hipótese de que uma rajada lateral tenha provocado a perda de estabilidade.
Mesmo sem ventos fortes no momento da aterrissagem, o passageiro John Nelson, que estava a bordo, relatou que “as pistas pareciam estar em uma condição estranha” e descreveu o pouso como “duro”, com uma forte batida no solo antes de o avião derrapar e virar.
A ministra dos Transportes do Canadá, Anita Anand, confirmou que os três feridos graves foram transportados de helicóptero para hospitais da região.
Já o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, afirmou nas redes sociais que estava “aliviado por não haver vítimas fatais” e garantiu que o governo está prestando assistência no caso.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais
O acidente resultou no bloqueio de duas pistas, que permanecem interditadas para perícia, sem previsão de liberação.
A interrupção das operações causou atrasos e cancelamentos de voos, mas o aeroporto voltou a funcionar na noite de segunda-feira.
O episódio reforça a necessidade de uma análise detalhada das condições do aeroporto e do desempenho da aeronave no momento da aterrissagem.
As autoridades continuam coletando informações para esclarecer o que levou ao capotamento da aeronave.
Confira o momento em que o avião capota na pista:
AS IMAGENS SÃO FORTES!
Novo vídeo mostra acidente durante pouso de avião no Canadá. Ao menos 18 ficaram feridos, 3 em estado grave, após avião virar na pista durante o pouso 📲📰 Leia mais em https://t.co/PlRy37cN8C pic.twitter.com/hcUtHi8fDP
— Folha de S.Paulo (@folha) February 18, 2025
“O voo 4819 da Delta Connection, operado pela Endeavor Air com uma aeronave CRJ900, sofreu um acidente envolvendo apenas a própria aeronave no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto (YYZ) por volta das 15h30 (horário do leste dos EUA) nesta segunda-feira. O voo partiu do Aeroporto Internacional de Minneapolis-St. Paul (MSP).
Relatos iniciais indicam que não houve vítimas fatais. Vários passageiros com ferimentos foram levados a hospitais da região. Nosso foco principal é prestar assistência aos afetados.
A bordo do voo estavam 80 pessoas no total – 76 passageiros e quatro tripulantes.
O aeroporto YYZ [Toronto Pearson] foi fechado pouco depois do incidente. A Delta está em contato com clientes que viajariam de, para ou por YYZ e recomenda que monitorem o status de seus voos pelo aplicativo Fly Delta.
A Endeavor Air é uma subsidiária integral da Delta Air Lines, com sede em Minneapolis.”
Jato de vocalista do Mötley Crüe colide com avião e deixa um morto
Fonte: X
#COMENTE