A cidade de Picos, localizada a 311 km de Teresina (PI), foi palco de uma tragédia durante o forte temporal que atingiu a região entre a noite desta segunda-feira (13) e a madrugada desta terça-feira (14).
O gerente da Caixa Econômica Federal, José Marcondes Barros, perdeu a vida ao tentar salvar seu cachorro enquanto a residência da família era invadida pela água.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Marcondes tentou sair de casa junto com a esposa, mas a força da correnteza derrubou o portão e os separou.
O bancário foi levado pela enxurrada e teve o corpo encontrado horas depois, durante a madrugada.
O vizinho e representante comercial Pedro Santos, que presenciou parte do ocorrido, afirmou que a esposa de Marcondes conseguiu se salvar, mas que ele foi arrastado pela água.
“Era uma pessoa muito boa. A gente sempre fazia caminhada juntos e conversava bastante. Todo mundo o conhecia por causa do trabalho na Caixa”, contou Pedro.
O próprio Pedro Santos também enfrentou o caos provocado pelo temporal. Ele relatou ter perdido todos os bens dentro de casa e precisou se abrigar sobre o carro para escapar da força das águas.
Sua esposa e cunhada buscaram refúgio em uma bancada de mármore. “Quase todas as casas na rua tiveram os portões arrancados. A força da água era absurda”, detalhou.
Temporal deixa bairros alagados e carros arrastados
De acordo com dados das autoridades, a chuva acumulou 135 milímetros em poucas horas, o que resultou no alagamento de diversos bairros da cidade. Carros foram arrastados pela correnteza e residências ficaram completamente inundadas.
Equipes do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Defesa Civil foram acionadas para resgatar moradores que ficaram presos em suas casas, muitos sobre telhados ou móveis.
Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de desabrigados, mas o cenário é de destruição em várias áreas da cidade.

Foto: TV Clube
A Defesa Civil do Piauí emitiu um alerta máximo para o risco de chuvas intensas e possíveis danos à população em Picos. O aviso é válido por até 48 horas e destaca que o período está dentro da faixa historicamente crítica para precipitações elevadas.
“Há possibilidade de progressão para uma situação mais crítica, com maior risco à integridade física e à vida dos moradores”, diz o comunicado emitido pelo órgão.
Além disso, a Defesa Civil orientou a população a seguir algumas medidas preventivas, como evitar áreas de risco, manter a calma e seguir as recomendações das autoridades locais.
Dentre as principais recomendações, destacam-se:
- Evitar trafegar em vias alagadas ou inundadas;
- Parar o veículo em caso de chuva muito forte;
- Não tentar atravessar enxurradas;
- Evitar áreas abertas e não permanecer próximo a árvores ou estruturas metálicas;
- Não se aproximar de cabos elétricos molhados ou arrebentados;
- Em situações de emergência, contatar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 193 e (86) 99429-7269.

Foto: Reprodução
Influencer arrastada pela chuva postou vídeo minutos antes de morrer
Fonte: G1
#COMENTE