A Academia Brasileira de Letras (ABL) esclareceu, na última terça-feira (11), os motivos da confusão no recital de Fernanda Montenegro, que gerou protestos e desentendimentos entre os presentes.
Em nota oficial publicada nas redes sociais, a instituição informou que uma falha técnica no site permitiu um número de inscrições maior do que a capacidade do auditório.
Segundo o comunicado, o problema ocorreu na última sexta-feira (7) durante a liberação do primeiro lote de ingressos.
A ABL pediu desculpas pelo transtorno e garantiu que está tomando providências para evitar situações semelhantes no futuro.
“A Academia Brasileira de Letras lamenta os transtornos ocorridos durante o período de inscrição para o recital da imortal Fernanda Montenegro e pede sinceras desculpas às dezenas de pessoas que não conseguiram acessar o evento presencialmente, precisando acompanhá-lo pelo telão disponibilizado”.
A instituição reafirmou seu compromisso com a transparência e assegurou que medidas serão adotadas para corrigir a falha.
O evento aconteceu no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da ABL, no Rio de Janeiro. No entanto, a superlotação impediu que diversos espectadores, mesmo com ingressos em mãos, conseguissem entrar.
Relatos apontam que muitas pessoas chegaram com antecedência, mas foram barradas na porta.
“Estou aqui desde às 15h com ingresso, sendo que eles [organização] alegam que não tem espaço lá dentro”, disse uma espectadora que preferiu não se identificar. A indignação do público foi evidente.
“Não só eu, como todas essas pessoas que estão aqui. Uma falta de respeito danada chamarem as pessoas e não ter lugar. A nossa indignação é que vão deixar as pessoas aqui fora ou vão dar uma explicação?”, questionou outra espectadora.

Foto: Reprodução
Segundo relatos, a apresentação teve início enquanto diversas pessoas ainda aguardavam na fila.
“Depois de um tempo, a gente viu que o evento começou por uma TV aqui do lado de fora. Eles [organização] falaram que estava lotado, não tinha mais vaga e trancaram as portas. Quem ficou de fora, ficou de fora”, relatou uma das presentes.
Diante da repercussão, a ABL garantiu que está adotando medidas para evitar que o problema se repita e reiterou sua preocupação em oferecer a melhor experiência possível ao público.
Por que Fernanda Torres tem o mesmo nome da mãe, Fernanda Montenegro?
Fonte: Fábia Oliveira
#COMENTE