Foto: Reprodução/Redes Sociais Maguila - morreu

Maguila: Familiares, amigos e fãs se despedem do ex-lutador

Familiares, amigos e fãs se reuniram, na manhã desta sexta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para prestar uma última homenagem ao ex-lutador José Adilson Rodrigues dos Santos, popularmente conhecido como Maguila, falecido aos 66 anos.

Ele foi vítima de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), doença que afeta o cérebro devido a traumas repetitivos, comum entre boxeadores.

Após o velório, o corpo será levado para São Caetano do Sul, no ABC Paulista, onde ocorrerá a cerimônia de sepultamento. Um cortejo seguirá até o Cerimonial Ossel, em São Caetano, onde amigos e familiares poderão se despedir de Maguila entre as 14h e às 16h desta sexta (25).

Esposa relembra os últimos momentos de Maguila

Irani Pinheiro, viúva de Maguila, compartilhou em entrevista emocionada os desafios enfrentados nos últimos anos devido à doença do ex-lutador. “A gente procurava entender a doença dele. Ficaria mais fácil eu separar, mas estive do lado dele na fase mais difícil, decidi cuidar”, relatou.

Ela explicou que os surtos agressivos, causados pela ETC, exigiam um alto nível de paciência e resiliência. “O cuidado não vem da gente, vem de Deus. Porque é Deus quem dá força pra gente caminhar e cuidar das pessoas”, afirmou Irani, destacando a fé como pilar fundamental em sua decisão de acompanhar Maguila até o fim.

Veja também:
Morte de Kurt Cobain é cercada de polêmicas e teorias da conspiração

Irani e Maguila começaram a se relacionar quando ela tinha 17 anos e, na época, enfrentou críticas de quem acreditava que ela estava interessada apenas na fama do lutador.Eu não dormiria em paz se eu não tivesse cuidado [do Maguila]. Mas, eu estou em paz, porque fiz o meu melhor”, disse.

Maguila - boxeador

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Confira a nota de falecimento publicada pela família de Maguila:

Luta contra a demência pugilística

José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu na última quinta-feira (24) em decorrência de demência pugilística, termo popular para a Encefalopatia Traumática Crônica.

A doença, incurável e degenerativa, é causada por golpes repetitivos na cabeça e afeta especialmente esportistas de contato. A confirmação do falecimento foi dada pela própria esposa, que esteve ao seu lado durante o tratamento.

Nos últimos anos, o ex-boxeador passou a viver no interior de São Paulo, onde mantinha uma rotina para lidar com os efeitos da ETC. Em abril deste ano, ele apareceu em um vídeo praticando boxe ao ar livre, o que ajudava no seu bem-estar. A família compartilhou a gravação com uma legenda carinhosa: Mais um dia de treino com nosso peso-pesado“.

Maguila anunciou sua aposentadoria do boxe nos anos 2000. Após encerrar a carreira nos ringues, ele surpreendeu ao se dedicar à música, um talento pouco conhecido de seus fãs.

Veja também:
11 anos sem Chorão: os detalhes que nunca te contaram sobre a morte do vocalista do Charlie Brown Jr.

Em 2022, sua história ganhou uma adaptação especial na TV Cultura com a minissérie ‘Maguila, Um Lutador’, que destacou os momentos mais marcantes de sua vida e trajetória profissional. A trajetória e a personalidade forte de Maguila deixaram uma marca no boxe brasileiro e no coração de seus fãs.

Filhos de Cid Moreira se tornam réus após mentirem para a polícia