Fotos: Reprodução/Redes Sociais Sônia Bridi - Rafael Cardoso - medida protetiva

Sônia Bridi processa Rafael Cardoso e obtém medida protetiva

Sônia Bridi, jornalista renomada e repórter da Rede Globo, acionou a Justiça contra o ator Rafael Cardoso, ex-marido de sua filha, Mariana Bridi.

A medida foi solicitada após a jornalista relatar um episódio de violência psicológica, ameaças e danos materiais envolvendo o ex-genro. A denúncia inclui um pedido de medida protetiva de urgência, com base na Lei Maria da Penha, e foi deferida pela Justiça do Rio de Janeiro.

De acordo com o processo, o pedido de medida protetiva foi protocolado em 24 de agosto de 2023. No documento, Sônia Bridi narra um episódio ocorrido dias antes, em 18 de agosto, quando teria sido vítima de violência psicológica, moral e patrimonial por parte de Rafael Cardoso. A jornalista destacou que a situação se configurava como violência doméstica de gênero.

“A princípio, é importante salientar que a ora Requerente [Sônia Bridi] vem iniciar o presente procedimento cautelar de urgência somente para sua proteção familiar, após sofrer violência doméstica, por uma questão de gênero e por causa do comportamento do Sr. Rafael Cardoso, seu genro”, relatou a jornalista no pedido.

Mariana Bridi e Rafael Cardoso se separaram em dezembro de 2022 após 15 anos de casamento. O divórcio foi conturbado e cheio de polêmicas. Eles são pais de Aurora, 10, e Valentim, 6.

Decisão judicial e afastamento do ator

A juíza Cintia Souto Machado de Andrade, do VII Juizado da Violência Doméstica do Rio de Janeiro, atendeu ao pedido no dia seguinte, em 25 de agosto de 2023. Na decisão, determinou que Rafael Cardoso mantenha uma distância mínima de 100 metros de Sônia Bridi, proibindo qualquer contato direto ou indireto com a ex-sogra.

Veja também:
Ricardinho, jogador do Remo, é morto a tiros em Belém

Ela ainda ressaltou que, embora o ator não tenha praticado agressão física, a violência psicológica é frequentemente o início de um ciclo que pode levar a atos mais graves.

Caso descumpra a medida, Rafael Cardoso pode ser preso. A decisão serviu de motivação para que Mariana Bridi, filha de Sônia e ex-mulher do ator, também solicitasse uma medida protetiva semelhante.

Mariana Bridi - ex de Rafael Cardoso

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Dificuldades na notificação e nova tentativa de contato via WhatsApp

Após a emissão da medida, a Justiça enfrentou dificuldades em localizar o ator. Sônia Bridi, então, solicitou que a notificação fosse realizada por WhatsApp, destacando o fato de que Rafael residia a apenas 750 metros de sua casa, o que aumentava a sensação de insegurança.

No novo pedido, protocolado em 15 de setembro de 2023, Sônia detalhou o episódio, afirmando que o ex-genro invadiu sua residência, fez ameaças a ela e ao funcionário responsável pela manutenção da casa, e ainda causou danos ao seu veículo.

“O autor do fato possui um histórico de violação ao domicílio da Sra. Sônia Bridi, sendo certo que já invadiu a residência da ora PETICIONÁRIA em outra ocasião”, afirma o documento.

Mudança de endereço do ator e providências do Ministério Público

Após a tentativa de notificação, o Ministério Público do Rio de Janeiro foi informado de que Rafael Cardoso não residia mais próximo à ex-sogra. A Justiça conseguiu confirmar que o ator havia se mudado para Curitiba, no Paraná, apenas em 25 de outubro de 2023, dois meses após o pedido de proteção de Sônia e Mariana.

Veja também:
Jon Bon Jovi apareceu em 'Malhação' e atuou com Luana Piovani em 1997

Atualmente, a medida protetiva permanece em vigor, restringindo Rafael Cardoso de qualquer comunicação ou aproximação com a ex-mulher e a ex-sogra. Procurados pela imprensa, nem o ator nem as representantes de Sônia e Mariana Bridi se manifestaram sobre o caso até o fechamento desta matéria.

Rafael Cardoso diz que estava sob efeito de remédios quando agrediu idoso