O sertanejo Luan Santana foi consagrado como o artista mais tocado nas rádios brasileiras na última década, contemplando os anos de 2010 a 2019. Os números impressionam pelo fato de o cantor ter apenas 28 anos de idade e, justamente, 10 de carreira. Os dados são do Instituto Crowley, empresa multinacional especializada em monitoramento de rádio.
Nos 10 anos em que está na estrada, Luan Santana conseguiu superar a marca de 1,3 milhão de reproduções em rádio (1.393.035 é o número exato) e ultrapassou nomes consolidados do mercado, como Jorge e Mateus e Bruno e Marrone. Gusttavo Lima, que também vem colecionando bons números nos últimos anos, também acabou ficando para trás no ranking.
Em tempos de internet e influenciadores digitais, o rádio já deixou de ser o principal indicador do sucesso de um artista. Mesmo assim, o veículo ainda possui bastante força em nichos populares, principalmente fora dos grandes centros urbanos do país.
A década, inclusive, comprovou a popularidade do gênero sertanejo no Brasil. Entre 2010 e 2019, os 10 artistas mais tocados nas rádios pertencem ao ritmo que tem raízes na música caipira.
Confira o top 10 publicado pelo Instituto Crowley.
Artistas mais tocados nas rádios do Brasil entre 2010 e 2019:
- Luan Santana
- Jorge e Mateus
- Gusttavo Lima
- Bruno e Marrone
- Henrique e Juliano
- Zezé Di Camargo e Luciano
- Fernando e Sorocaba
- Victor e Léo
- Marcos e Belutti
- João Netto e Frederico
*O texto não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cifras.
#COMENTE