A dupla Jorge e Mateus promoveu, no sábado (4), uma live que bateu recorde de público, com mais de 3 milhões de pessoas assistindo de forma simultânea e 35 milhões de visualizações de forma geral, além de arrecadar doações robustas para quem precisa em meio à pandemia do novo coronavírus. Porém, a iniciativa não agradou a todos, especialmente por uma imagem de bastidores que mostrava uma aglomeração de funcionários.
A imagem que gerou polêmica nas redes sociais mostra, inicialmente, um garçom preparando para servir a dupla. Ao fundo, há várias pessoas trabalhando na transmissão – algumas delas, sem respeitar a distância recomendada pelas autoridades de saúde ou até mesmo sem usar as máscaras cirúrgicas, que passaram a ser recomendadas pelo Ministério da Saúde até para quem não está doente.
As críticas foram feitas porque a imagem apontava o descumprimento da principal orientação das autoridades de saúde para conter o novo coronavírus: isolamento social. Para muitos, a aglomeração formada nos bastidores colocava em risco a saúde dos funcionários da equipe. Outro ponto citado é que a iniciativa de fazer lives era apresentar algo mais simples, sem precisar reunir muitas pessoas nos bastidores ou entregar uma grande qualidade de áudio e vídeo.
A assessoria de Jorge e Mateus já havia explicado, em nota, que apenas 18 pessoas trabalharam na realização da live, com revezamento na produção. “A equipe de cenário montou na sexta, a equipe de som montou no sábado de manhã, e a equipe de filmagem entrou no sábado à tarde e já ficou pra live”, diz, destacando, ainda, que foram usados máscaras, luvas e frascos de álcool em gel e que aglomerações não foram formadas.
Para reforçar o argumento, os representantes dos cantores divulgaram um vídeo em que é possível ver um pouco do trabalho dos profissionais nos bastidores da live. A filmagem mostra alguns operadores de câmera e outros trabalhadores no computador usando máscaras e luvas. Apesar disso, a distância recomendada de 2 metros não é respeitada.
Nos comentários da filmagem, as críticas voltaram a aparecer. “Vídeo nada a ver, só mais um engana-trouxa”, disse um internauta. “Complicado…”, afirmou uma segunda. “Não é pra juntar equipe desse jeito. Façam uma live simples. Tenha dó”, apontou uma terceira.
Veja:
Recorde e intuito beneficente
Além da polêmica causada pela aglomeração formada, a live de Jorge e Mateus chamou atenção por outros dois pontos. O primeiro foi o já mencionado recorde de acessos simultâneos no YouTube: mais de 3,1 milhões de internautas assistiram à apresentação ao mesmo tempo. Até o início da tarde deste domingo (5), a filmagem contava com mais de 35,8 milhões de visualizações.
O segundo foi a iniciativa beneficente: de acordo com a dupla, foram arrecadados mais de R$ 1 milhão de reais entre doações feitas por internautas e empresários. O valor equivale a mais de 216 toneladas de alimentos, que serão doados a instituições pela ONG ‘Fome de Música’.
De acordo com a assessoria de Jorge e Mateus, o público geral, incentivado a doar por meio de um QR code, destinou R$ 634,1 mil com o que foi chamado de “bilheteria digital”. Duas empresas de ingressos online ofereceram R$ 338,8 mil, uma empresa de bebidas disponibilizou R$ 50 mil e outros empresários, de forma geral, destinaram R$ 60 mil.
Assista à live de Jorge e Mateus a seguir:
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