Foto: Pixabay / divulgação microfone-live-quanto-custa

Quanto custa para fazer live com show em alta qualidade, segundo empresário

Pedro Mota, empresário da dupla César Menotti e Fabiano, revelou quanto custa para fazer uma live com show na internet. A produção se tornou tendência em meio à pandemia do novo coronavírus, especialmente entre os artistas da música sertaneja, que apostam em um formato mais produzido, com muita qualidade audiovisual.

Também responsável por gerenciar a carreira de Mano Walter, Mota declarou, em entrevista à coluna de Leo Dias no ‘Uol’, que o valor gira em torno de R$ 80 mil e R$ 90 mil, pois exige estrutura semelhante à gravação de um DVD. Ele apontou, ainda, que o público “é muito exigente”, por isso, há muito capricho ao produzir uma transmissão desse tipo.

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O empresário falou sobre o assunto após reclamar das medidas do YouTube sobre as lives. O Google, que gerencia a plataforma de vídeos, anunciou que seguiria as regras impostas de forma mais rígida, controlando as publicidades que são, justamente, as que viabilizam transmissões desse porte.

“O YouTube quer ganhar sozinho. Eles se esquecem dos custos de uma live, é uma esquema DVD, gasta-se entre 80 e 90 mil reais. O público é muito exigente”, disse.

Pedro Mota contou, ainda, que sua vida “virou um terror” após serem “impostas várias regras” na última quinta-feira (16), data em que César Menotti e Fabiano fariam a live. “Não tinha mais como mudar e no dia seguinte de manhã o YouTube simplesmente derrubou o vídeo. Saiu do ar”, afirmou o empresário. A live aconteceu normalmente, mas o vídeo acabou não ficando disponível nas plataformas após a transmissão.

A filmagem foi retirada do ar pelo YouTube, segundo Leo Dias, devido aos intervalos comerciais e publicidade no rodapé da tela. A plataforma não permite esse tipo de divulgação, já que o próprio site paga aos artistas pelas visualizações obtidas.

Ainda durante a entrevista, o empresário destacou que os comerciais foram retirados e o vídeo da live foi republicado. “O YouTube informou a gravadora que ia derrubar o vídeo dizendo que era melhor tirar do ar porque poderia perder o canal do artista. A gravadora avisada por causa dos comerciais, tirou do ar e, depois de tirarmos os comerciais do meio, foi que publicamos de novo. Tudo orientado pelo YouTube”, disse.

Apesar de Pedro Mota afirmar que houve imposição de regras, o YouTube ressalta que as normas sempre existiram e são apresentadas no termo de cadastro da plataforma. O departamento de comunicação do site alega que está apenas reforçando algo que sempre existiu, com fiscalização mais intensa.

Assista à live de César Menotti e Fabiano:

Restrições a live irritaram Gusttavo Lima

Recentemente, o cantor Gusttavo Lima desabafou após as duas lives que ele realizou passarem por restrições no YouTube, por solicitação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), devido ao consumo e publicidade de bebidas alcoólicas considerados inadequados. O órgão exigia que os internautas se identificassem e declarassem que são maiores de idade antes do acesso aos vídeos dos shows – que, após a polêmica, já não estão mais disponíveis no canal do artista.

Em uma publicação já apagada no Twitter, Gusttavo Lima dizia: “Acho que o grande segredo da live é tirar o lençol do fantasma. Acho que uma live engessada e politicamente correta não tem graça. O bom das lives são as brincadeiras, a vontade, levar alegria alto astral para as pessoas que estão agoniadas nesse momento. Não farei live pra ser censurado”.

Já em um dos outros posts que foram mantidos, Gusttavo Lima disse: Juntos, ajudamos muitas pessoas. Foram toneladas de alimentos e arredações… fizemos nosso papel, Deus abençoe a todos!”.

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O Conar abriu uma representação ética contra Gusttavo Lima alegando que o cantor não tomou as medidas necessárias para suas ações publicitárias (como avisar que são produtos para maiores de 18 anos e que devem ser consumidos com moderação) e estimulou “consumo irresponsável”, ao promover “repetida ingestão de cerveja”.

Em ambas as lives de Gusttavo Lima, o nome de uma cerveja patrocinadora apareceu com destaque na tela. Além disso, o sertanejo consumiu não só a bebida em questão como outras, incluindo destilados. Muitos internautas apontaram que, nas duas transmissões ao vivo, o artista ficou visivelmente alcoolizado.

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Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.