Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta sexta-feira (7) em uma das principais avenidas da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.
A aeronave, modelo King Air F90, teria tentado um pouso de emergência na Avenida Marquês de São Vicente, mas colidiu com um ônibus, causando uma forte explosão.
Duas pessoas que estavam na aeronave morreram carbonizadas. Outras sete, que estavam em solo, ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da região.
O trecho da avenida onde ocorreu o acidente foi interditado, e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orienta motoristas a evitarem a área.
A aeronave partiu do Campo de Marte às 7h15 e tinha como destino Porto Alegre. Minutos depois, perdeu altitude e tentou descer na avenida, mas atingiu uma árvore, placas de sinalização e um ônibus antes de explodir.
Testemunhas relataram cenas de pânico. “Ele pegou na árvore, pegou na placa e começou a despejar querosene”, contou o engenheiro João Lucas da Silva Amaral. “Na hora que bateu no chão, explodiu e corremos”.
O impacto também foi descrito pelo motorista Genival Dantas Arraes: “O avião desceu muito rápido. Vi tudo voando e uma bola de fogo. Explodiu na hora”.
O personal trainer Adriano Rolim, que estava próximo ao local, afirmou que viu a aeronave perdendo altitude. “O piloto tentou pousar na Marques de São Vicente. Foram muitos carros desviando, mas o avião bateu na traseira do ônibus e explodiu. O impacto foi muito forte, assustador”.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Entre os feridos estão um motociclista, atingido por destroços da aeronave, e uma passageira do ônibus. O motorista do coletivo sofreu uma crise de ansiedade e também recebeu atendimento médico.
O local do acidente segue interditado para o trabalho das equipes de emergência e da perícia. A CET recomenda rotas alternativas para evitar congestionamentos na região.
Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica foram acionadas para investigar o ocorrido. A Aeronáutica também irá apurar as possíveis causas da queda.
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou nas redes sociais que várias equipes foram enviadas para o local.
“Nossas equipes estão empenhadas na ocorrência da queda de um avião bimotor na Av. Marquês de São Vicente, em São Paulo. O Corpo de Bombeiros fez o controle das chamas. Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica também apoiam a ocorrência.”
O Corpo de Bombeiros mobilizou dez viaturas para conter as chamas e prestar socorro. A investigação segue em andamento.
Confira o momento da queda do avião em São Paulo. AS IMAGENS SÃO FORTES:
meu deus o vídeo novo que saiu da queda do avião em são paulo 😨 pic.twitter.com/l7LulE77VI
— luscas (@luscas) February 7, 2025
Vídeo mostra pânico de passageiros de ônibus atingido por avião
Um vídeo que circula nas redes sociais registra o desespero dos passageiros do ônibus atingido por um avião de pequeno porte na manhã desta sexta-feira (7), na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.
O acidente deixou seis feridos em solo – cinco eram ocupantes do ônibus e conseguiram sair antes do incêndio, enquanto um motociclista foi atingido por uma placa de sinalização.
Veja no vídeo abaixo. AS IMAGENS SÃO FORTES:
Inacreditável o caso do Avião na Barra Funda, o tipo de história que é dificil até de explicar
Queda de avião deixa dois mortos e vários feridos. Video mostra população aterrorizada pic.twitter.com/qrjGOtnfW4
— Pablorama 🗞 (@_Pablorama) February 7, 2025
No avião, estavam duas pessoas, que morreram carbonizadas. Uma das vítimas foi identificada como o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena.
Veja uma foto do advogado, dono do avião, que morreu no acidente desta sexta-feira (7):

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena chegou a postar fotos no Instagram antes da viagem. Confira:

Fotos: Reprodução/Redes Sociais
O avião caiu poucos minutos após decolar do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, com destino a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No impacto, os destroços se espalharam, atingindo o ônibus e danificando a fiação elétrica, o que deu início ao fogo.
O tenente da Polícia Militar Jefferson Souza afirmou que as seis vítimas em solo tiveram ferimentos leves e estavam conscientes no momento do socorro.
“O ônibus não pegou fogo imediatamente. Como ele estava parado no ponto, foi possível que todos os passageiros descessem do veículo antes que ele fosse carbonizado”, explicou o policial.
Veja uma imagem do ônibus que foi atingido pelo avião na Barra Funda, em São Paulo:

Foto: Reprodução/Redes Sociais
As autoridades seguem investigando as circunstâncias da queda da aeronave. Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica foram acionadas para o local.
A Aeronáutica também acompanhará a apuração do caso para entender as possíveis causas do acidente. Mais informações devem ser divulgadas nos próximos dias.
Veja imagens dos destroços deixados pela queda do avião em São Paulo:
Desastre na Barra Funda🛩️🇧🇷
A queda de um pequeno avião em uma movimentada avenida na Barra Funda, em São Paulo, deixou pelo menos duas pessoas mortas e vários feridos na sexta-feira (7/2)
Acompanhe as últimas atualizações: https://t.co/UHmDtWXrn7 pic.twitter.com/UAuYA3sXqY
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) February 7, 2025
Aviação esse ano e ano passado está sinistra. Aeronave cai próximo a barra funda 😰
Marquês de São Vicente pic.twitter.com/0eru9P6Z4R— Gui 🕉 (@strangerGui_) February 7, 2025
Motorista de ônibus chora ao relembrar queda: “salvei todo mundo”
O motorista do ônibus atingido por um avião de pequeno porte na manhã desta sexta-feira (7) chorou ao relatar o momento do acidente na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, ele aparece abalado e repete: “Não sei o que aconteceu, só sei que salvei todo mundo”.
A aeronave, que transportava duas pessoas, caiu sobre um ônibus da Viação Santa Brígida, que estava cheio de passageiros. O impacto também atingiu um ponto de ônibus. As duas pessoas que estavam no avião morreram carbonizadas.
Veja o vídeo da entrevista com o motorista do ônibus atingido pelo avião em São Paulo:
Motorista de ônibus atingido por avião em SP chora após acidente: “Só sei que salvei todo mundo”.
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/NfcEvHHgBE
— GloboNews (@GloboNews) February 7, 2025
O passageiro Rafael Mendes da Silva, que estava dentro do ônibus, descreveu o momento do acidente.
“Nós estávamos no ônibus normal, daqui a pouco escutamos um baque. O motorista tentou frear e nada. Daqui a pouco começou a pegar fogo”.
Ele contou que os passageiros entraram em pânico ao perceber que as portas estavam travadas.
“Começamos a quebrar os vidros, desesperados, um ajudando o outro. Uma mulher ficou desmaiada lá dentro. Nós arrancamos a porta do ônibus para ajudar ela.”
Logo após a queda, o avião explodiu.
“Nós pulamos e deitamos no chão pra não pegar em ninguém e foi explodindo o ônibus. Começou explodir do nada.”
Apesar do susto, Rafael teve apenas um ferimento na perna. Ele recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi liberado.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Imagens obtidas pela TV Globo registraram o momento em que a aeronave caiu e explodiu no meio da avenida, por volta das 7h18. No vídeo, é possível ver o tráfego fluindo normalmente até que, de repente, uma forte explosão acontece.
O avião transportava apenas duas pessoas, o piloto e um passageiro, ambos mortos no acidente. O modelo da aeronave tem capacidade para oito ocupantes, mas não há informações sobre outros tripulantes.
Além do motorista do ônibus, outras duas pessoas receberam atendimento médico:
- Uma passageira do coletivo, que bateu a cabeça com o impacto;
- Um motociclista, atingido por uma peça do avião enquanto passava pela avenida.
As autoridades seguem investigando as causas da queda. A via foi parcialmente interditada, e equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Aeronáutica acompanham o caso.
Família influente no agronegócio sobrevive à explosão de avião, mas estado é grave
Fonte: X
#COMENTE