Um dirigível brasileiro da Airship do Brasil, modelo ADB-3-3, caiu sobre casas na tarde desta quarta-feira (25), em Osasco, na Grande São Paulo.
Imagens que circulam nas redes sociais capturaram o momento do impacto, revelando que a aeronave aparentava enfrentar problemas antes da colisão.
De acordo com o piloto, que sofreu apenas ferimentos leves, houve uma falha nos comandos da aeronave. Isso é corroborado por vídeos que mostram o profundor defletido para baixo, o que fez com que o nariz do dirigível se mantivesse inclinado até o choque.
Felizmente, o passageiro a bordo também saiu ileso e foi encaminhado para o Hospital São Luiz pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), foi acionada e já iniciou a coleta de dados para investigar as causas do acidente.
“Estamos empenhados em entender o que ocorreu para evitar futuros incidentes semelhantes”, afirmou a FAB em nota.
O dirigível ADB-3-3, que está em operação no Brasil desde 2022, foi originalmente desenvolvido a partir de um projeto norte-americano (modelo 138S) e adquirido pela Airship do Brasil em 2018.
Com capacidade para seis passageiros, a aeronave já foi utilizada em campanhas publicitárias em várias cidades brasileiras, incluindo Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
O São Paulo Futebol Clube, que havia contratado o dirigível para sobrevoar o estádio durante a partida contra o Botafogo pelas quartas de final da Copa Libertadores, lamentou o incidente.
O balão estava em teste para a exibição que ocorreria durante o jogo marcado para as 21h30 desta quarta-feira (25).
Autoridades locais, incluindo a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a Enel, foram mobilizadas para lidar com as consequências do acidente. Até o momento, não houve confirmação de danos estruturais graves nas residências atingidas.
A Airship do Brasil foi contatada pela imprensa para comentar o ocorrido, mas ainda não forneceu uma resposta oficial.
Este incidente reacende discussões sobre a segurança dos dirigíveis em operações urbanas e a necessidade de rigorosos protocolos de manutenção e inspeção. Novas atualizações sobre o caso serão divulgadas conforme as investigações avançam.
Confira imagens da queda do balão dirigível:
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Dirigível é retirado após mais de 18 horas de operação
Após um longo processo de remoção, o dirigível que caiu sobre residências no bairro Veloso, em Osasco, foi finalmente retirado na madrugada desta quinta-feira (26), mais de 18 horas após o acidente que ocorreu ao meio-dia de quarta-feira (25).
A operação contou com o uso de um guindaste para remover a estrutura metálica da aeronave, deixando os moradores sem energia elétrica por todo esse período.
Imagens capturadas pelos moradores mostram o momento em que o guindaste ergue a parte metálica do dirigível, permitindo que a equipe responsável conclua a retirada.
A energia elétrica no bairro foi restabelecida às 6h10 desta quinta-feira (26), após a conclusão dos trabalhos.
O dirigível pertencia a uma empresa contratada pelo São Paulo Futebol Clube para realizar uma ação promocional antes do jogo contra o Botafogo, válido pelas quartas de final da Conmebol Libertadores.
A aeronave havia partido de Carapicuíba e estava realizando um voo teste no momento do incidente.
Uma pessoa que estava na cabine sofreu ferimentos leves e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), conforme informado pelo Corpo de Bombeiros.
Três equipes de resgate foram mobilizadas para o local, além de equipes da Enel e Defesa Civil, que atuaram na coordenação da operação e na segurança dos moradores.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), por meio do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), foi acionado para investigar as causas do acidente.
“Na coleta de dados são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado”, explicou o órgão em nota, destacando a importância de preservar os elementos da aeronave e verificar os danos causados.
O São Paulo Futebol Clube lamentou o ocorrido em comunicado oficial.
“O São Paulo FC lamenta o incidente ocorrido com o dirigível contratado por locação da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos SA”, declarou o clube, ressaltando que a empresa já havia prestado serviços semelhantes sem qualquer intercorrência.
“Felizmente, não houve feridos com gravidade e o Clube está prestando todo o suporte necessário aos tripulantes e demais envolvidos”.
Em 2023, o mesmo dirigível foi utilizado pelo clube para sobrevoar diversas cidades paulistas na véspera da final da Copa do Brasil contra o Flamengo.
Na ocasião, o dirigível percorreu um longo trajeto partindo de São Carlos, passando por cidades como Rio Claro, Limeira e Campinas, até chegar a São Paulo. Torcedores registraram a passagem do dirigível nas redes sociais, demonstrando o impacto visual e promocional da ação.
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Fonte: Aeroin
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