O policial militar e influenciador digital Rafael Rodrigues Novais, de 32 anos, foi executado a tiros na manhã desta quinta-feira (6), na Zona Norte da capital paulista.
Ele estava de folga e foi atacado em frente à própria residência, na Rua Flor de Minas, no Jardim Paulistano.
O suspeito, identificado como André Malta, fugiu após o crime, mas foi localizado horas depois e morreu em confronto com policiais. Vítima e assassino eram amigos de infância.
O crime foi registrado por câmeras de segurança de imóveis vizinhos. As imagens, que circulam nas redes sociais, mostram Novais conversando com um homem antes dos disparos.
Ambos mexem no celular e, instantes depois, o suspeito saca uma arma da cintura e atira. O PM cai no chão e ainda é atingido por outros disparos. Pelo menos sete tiros foram efetuados.
Imagens fortes!
🚨 Imagens fortes: veja ângulo aproximado da morte de PM influencer
Novas imagens mostram o momento em que o policial militar foi atingido pelo amigo de infância. O atirador foi morto horas depois
Leia: https://t.co/U83u5PYIOT pic.twitter.com/rnGTnqccz4
— Metrópoles (@Metropoles) February 6, 2025
Testemunhas afirmam que o suspeito era vizinho de Novais e que o crime teria sido motivado por uma dívida. Há cerca de um mês, Malta teria quebrado o retrovisor do carro do policial e ficou de pagar o prejuízo, avaliado em R$ 300.
Amigos da vítima relatam que, na manhã do crime, o suspeito teria ido até Novais para quitar o valor via transferência bancária. No entanto, durante o processo, sacou a arma e atirou contra o PM.
O caso foi registrado como homicídio doloso, ou seja, com intenção de matar, no 72º Distrito Policial (Vila Penteado). A Polícia Civil analisa as imagens e busca mais testemunhas para esclarecer os detalhes do crime.
Após o assassinato, equipes da Polícia Militar localizaram André Malta. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ao ser abordado, ele atirou contra os agentes, que revidaram. O suspeito foi atingido e não resistiu.
Para dificultar a identificação, Malta teria raspado a cabeça após o crime. A investigação segue para esclarecer todos os fatos.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais
PM influencer
Rafael Novais estava na Polícia Militar havia oito anos e era lotado no 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM-M).
Além da carreira policial, era ativo nas redes sociais, onde compartilhava conteúdos sobre segurança pública e outros temas.
No YouTube, mantinha o canal “Canal do R Novais”, com mais de mil inscritos. No Instagram, usava o perfil “rafinha_rpm”, seguido por mais de 50 mil pessoas. Já no TikTok, acumulava 66 mil fãs, onde o PM influencer era conhecido como “Sd R Novais”.
Em uma postagem recente no Instagram, escreveu: “A cor mais bonita que uma pessoa possa ter é a transparência”. Entre os seguidores, muitos lamentaram sua morte.
“Lindo e talentoso!! Parabéns pelos vídeos”, comentou uma seguidora em uma de suas publicações.
A SSP lamentou a morte do policial e informou que as investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso.
12 anos depois: assassinato de André Cowboy, do BBB 9, continua sem solução
Fonte: G1
#COMENTE