Fotos: Carol Caminha / reprodução / Instagram iza carnaval impeatriz leopoldinense

Iza conta que foi diagnosticada com transtorno de humor antes do carnaval

A cantora Iza revelou, em entrevista à Rádio Globo, por que faltou a alguns ensaios da escola de samba Impeatriz Leopoldinense, com a qual ela desfilou pela Série A do carnaval do Rio de Janeiro. Ela disse que foi diagnosticada com transtorno de humor pouco antes da festa.

“Eu fui diagnosticada com transtorno de humor. Agora já está tudo bem. Por isso, eu não podia ir aos ensaios”, afirmou Iza, durante a entrevista.

A artista comentou, ainda, que recebeu todo o apoio da Impeatriz Leopoldinense após passar por tal problema. “A Imperatriz só ficou sabendo disso no dia da apuração. Eles nunca me perguntaram nada sobre a minha saúde. Só me abraçaram e me defenderam”, disse.

Anteriormente, Iza havia justificado as faltas dizendo que teve outros compromissos profissionais, que não poderiam ser adiados. Somente agora, foi revelado o quadro de saúde que a impediu de cumprir toda a agenda com a escola de samba.

Veja também:
Iza diz que artista africano Diamond Platnumz plagiou clipe de 'Brisa'

A cantora não especificou, durante a entrevista, qual transtorno de humor esteve em seu diagnóstico. O termo é utilizado para se referir a uma série de transtornos psicológicos que trazem alteração do humor ou afeto, trazendo mudanças em diversas áreas da vida do paciente.

Entre os problemas de saúde pertencentes ao grupo de transtorno de humor, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), estão episódio maníaco, episódio depressivo, transtorno afetivo bipolar, transtorno depressivo recorrente e transtornos persistentes do humor (cilotimia e distimia).

Iza e Imperatriz Leopoldinense

Apesar de ter faltado a alguns ensaios, Iza desfilou normalmente como rainha de bateria da Impeatriz Leopoldinense. A escola de samba conquistou, no carnaval deste ano, o título da Série A, também obtendo acesso ao Grupo Especial e voltando à lista das principais agremiações do carnaval carioca.

Na época, Iza celebrou a conquista por meio de publicações nas redes sociais. “Nunca vivi nada parecido com isso e me sinto abençoada demais por realizar isso dentro da escola do meu coração”, afirmou ela, na ocasião.

Foi anunciado, ainda, que Iza voltará a ser rainha de bateria da Impeatriz Leopoldinense em 2021. Veja, abaixo, alguns registros do desfile:

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar