Fotos: reprodução / TV Globo joao carlos martins luvas bionicas

João Carlos Martins volta a tocar piano com ajuda de luvas biônicas

O maestro João Carlos Martins anunciou, em 2019, que estava se aposentando do piano, pois não conseguia mais tocá-lo devido a problemas nas mãos. Porém, com a ajuda de luvas biônicas desenvolvidas pelo designer industrial Ubiratan Bizarro Costa, ele conseguiu voltar a fazer o que ama.

Após um concerto realizado em janeiro de 2020, para marcar a primeira vez que tocava piano com os 10 dedos desde 1998, João Carlos Martins participou do programa ‘Altas Horas’ do último sábado (29). O músico se apresentou diante do público e foi aplaudido de pé.

Confira um vídeo exibido no ‘Altas Horas’:

Os problemas de João Carlos Martins

Em 1965, em Nova York, nos Estados Unidos, João Carlos Martins foi convidado a integrar participar de um jogo-treino da Portuguesa, mas teve uma queda que perfurou seu braço direito na altura do cotovelo, atingindo o nervo ulnar, o que provocou atrofia em três dedos e o obrigou a parar de tocar por um ano. Depois disso, ele passou a tocar com dificuldade, mas o problema foi superado e ele conseguiu voltar após longos períodos de fisioterapia.

Contudo, algum tempo depois, o músico também desenvolveu distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), que o fizeram sair dos palcos novamente.

Veja também:
Morte dos Mamonas Assassinas: entenda as causas do acidente aéreo

Já em 1995, na Bulgária, João Carlos Martins foi golpeado na cabeça com uma barra de ferro em um assalto, o que provocou uma sequela neurológica que comprometeu seu membro superior direito. Ele precisou fazer trabalhos de reprogramação cerebral para conseguir movimentar a mão direita.

Ele conseguiu voltar a tocar com as duas mãos, apesar da dificuldade. Porém, precisou abdicar da performance com a mão direita com o tempo, passando a se apresentar apenas com a esquerda – ele chegou a gravar o álbum ‘Concerto Para Mão Esquerda’ em 2001.

Algum tempo depois, João Carlos Martins desenvolveu no seu membro superior saudável, o esquerdo, uma doença chamada contratura de Dupuytren, que provoca o espessamento da fáscia palmar. Passou por outra cirurgia, mas não conseguiu impedir a perda gradual dos movimentos.

Nos últimos anos, ele estava tocando apenas com os polegares e focando na atividade como maestro, até que, em 2019, passou por uma cirurgia para cortar os nervos da mão esquerda. Dessa forma, ele não conseguiria tocar piano de forma alguma.

As luvas biônicas de João Carlos Martins

Foto: arquivo pessoal

Agora, com ajuda da luva biônica desenvolvida pelo designer Ubiratan Bizarro Costa, João Carlos Martins voltou a tocar piano com as duas mãos. O músico, que está prestes a completar 80 anos, retomou sua carreira musical de sucesso, mesmo com tantas dificuldades enfrentadas ao longo da vida.

“É a primeira vez em 22 anos que eu coloco os dez dedos no teclado. Eu senti que o grande segredo na vida é levar o seu coração para o coração do público. Eu achei que mesmo com todas as limitações que eu tenho e com o milagre que o Bira fez nas minhas mãos, com essa luva biônica, eu ainda posso transmitir um pouco de emoção. E isso mexeu com meu coração, com meu cérebro, com tudo”, disse o maestro em entrevista à ‘EPTV’, no mês de janeiro.

As luvas biônicas estão em sua sexta versão e demandaram adaptação por parte de João Carlos Martins. Na apresentação que marcou seu retorno aos palcos, no dia 25 de janeiro, no Teatro Municipal de São Paulo, ele tocou obras de Beethoven e Bach com a Orquestra Bachiana Filarmônica do Sesi.

O designer que desenvolveu as luvas biônicas também é fã de música clássica, pois é filho de uma pianista. Segundo informações do ‘G1’, cada par de luvas tem o custo estimado de R$ 1,5 mil e são feitas em uma semana, de forma artesanal.

Cada luva demora pelo menos três horas para ser impressa. A mão é desenhada em em 3D, passando por um software onde acontece análise minuciosa de “camadas” e só depois elas podem ir para a impressora.

O objetivo de João Carlos Martins, que chegou a fazer 24 cirurgias por conta de problemas nas mãos, é aprender a tocar mais rápido. “Eu chegava a fazer 21 notas por segundo. Vou chegar lá. Porque a única coisa que vale na vida é a palavra esperança. E com a esperança você sempre pode provar que Deus existe e essa é a minha meta”, conta.

Repercussão

Os internautas ficaram tocados ao ver o maestro João Carlos Martins tocando no programa ‘Altas Horas’ e comentaram nas redes sociais:

Veja também:
A morte de Cazuza, o primeiro artista brasileiro a revelar ter Aids
Compartilhar