A jornalista e servidora pública Vanessa Ricarte, de 42 anos, morreu na noite desta quarta-feira (12), em Campo Grande (MS), após ser esfaqueada pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento.
O crime ocorreu horas depois de a vítima conseguir uma medida protetiva contra ele.
De acordo com informações da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Vanessa registrou um boletim de ocorrência contra o ex-companheiro na mesma tarde do crime.
No relato, ela detalhou episódios de violência e solicitou proteção.
Após deixar a delegacia, a jornalista retornou à sua residência, no bairro São Francisco, para buscar seus pertences.
Foi nesse momento que Caio a atacou com três golpes de faca no tórax. Vanessa foi socorrida e levada para a Santa Casa de Campo Grande, mas não resistiu aos ferimentos.
O agressor foi preso pela Polícia Militar ainda no local e encaminhado para a Deam. Ele deve passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (14).

Fotos: Reprodução/Redes Sociais
O caso de Vanessa é o segundo feminicídio registrado em Mato Grosso do Sul em 2025. No dia 1º de fevereiro, Karina Corin, de 29 anos, foi assassinada pelo ex-companheiro em Caarapó (MS).
A amiga da vítima, Aline Rodrigues, de 32 anos, também foi morta no mesmo crime.
A Polícia Civil informou que irá realizar uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13) para fornecer mais detalhes sobre o caso de Vanessa.
Confira uma publicação feita pela jornalista:
Ver essa foto no Instagram
Quem era Vanessa Ricarte?
Natural de Três Lagoas (MS), Vanessa Ricarte era jornalista, criadora de conteúdo e servidora do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Em suas redes sociais, onde tinha mais de 4 mil seguidores, compartilhava reflexões sobre literatura, música e jornalismo.
Em um de seus posts fixados, ela escreveu: “Que este seja um espaço de inspiração, construção e troca. Decidi sair do casulo e vou dividir com vocês o conhecimento que adquiri através da teoria, observação, aplicação prática, erros e acertos”.
A morte da jornalista gerou comoção nas redes sociais. Amigos e colegas publicaram homenagens emocionadas.
“Sua alegria e sua força me renovavam todos os dias. Você lutou pela sua vida, eu sei… Descanse em paz, minha estrela”, escreveu uma amiga.
Outro amigo, que conhecia Vanessa há mais de 20 anos, lamentou a perda: “Não há adeus, você sempre viverá no meu coração, na minha memória e no mundo espiritual. Que Oyá te conduza a uma boa passagem”.
O velório aconteceu nesta quinta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Campo Grande. O sepultamento será realizado em Três Lagoas, cidade natal da jornalista.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais
Cantora Lívvia Bicalho e namorado são encontrados mortos; suspeita é feminicídio
Fonte: G1
#COMENTE