A influenciadora digital Malu Borges se pronunciou após seu nome ser mencionado em uma lista feita por profissionais de publicidade que viralizou nas redes sociais.
O documento, que avalia o comportamento de influenciadores e celebridades em campanhas publicitárias, trouxe críticas à postura profissional da influenciadora de moda.
A planilha, criada para uso interno de agências, ganhou destaque após vazar e ser amplamente compartilhada no X (antigo Twitter).
Sobre Malu Borges, um dos relatos dizia:
“Horrível, chata demais. Não aceita refazer, não segue briefing, nem ‘do & don’t’ (faça e não faça). Se preocupa apenas em fazer um conteúdo que viralize na comunidade dela, mas não está nem aí para as necessidades da marca que contratou”.
No total, a influenciadora recebeu quatro avaliações negativas, o que gerou discussões entre seus seguidores e profissionais do mercado.
Malu Borges comenta as críticas
Em resposta às avaliações, Malu utilizou as Stories do Instagram para refletir sobre os comentários e disse encarar o episódio como uma oportunidade de aprendizado.
“Para mim, todo feedback é válido. É importante conseguir esse feedback, mesmo que de forma anônima, porque acaba que às vezes não temos. Tem muita coisa para eu tirar de lá”, afirmou.
A influenciadora também destacou que as críticas recebidas não foram sobre seu caráter ou conduta pessoal, o que a deixou mais tranquila.
“Não é diretamente para Maria Luiza, sabe? Falou muito sobre o profissional e isso me tranquiliza. Ninguém disse que sou sem educação, que trato as pessoas mal. Isso sim me deixaria chateada, porque não condiz comigo”.
Confira comentários sobre a postura de Malu Borges nos trabalhos publicitários:

Fotos: Reprodução/Redes Sociais
Malu Borges aproveitou para falar sobre as dificuldades em equilibrar as expectativas das marcas com os interesses de sua base de seguidores.
Segundo ela, é um desafio constante alinhar demandas comerciais ao tipo de conteúdo que ressoa com sua audiência.
“Não existe fórmula mágica para criarmos conteúdo. Vamos criando, sentindo nossa comunidade, nos tornando mais profissionais, aprendendo e batendo a cabeça na parede”, pontuou.
Outro ponto destacado por Malu foi sua insatisfação com planejamentos que a excluem do processo criativo. Ela ressaltou que, como criadora de conteúdo, precisa estar envolvida para que o trabalho seja bem executado e autêntico.
A planilha que menciona Malu Borges foi, supostamente, elaborada por profissionais da área de publicidade para avaliar a experiência de trabalhar com diversos influenciadores e celebridades.
Além das críticas negativas, o documento também destacou comportamentos positivos de alguns nomes do mercado, mas gerou controvérsias ao expor relatos anônimos.
‘Planilha dos influencers’ que expõe ‘podres’ de famosos vaza e gera polêmicas
Fonte: Marie Claire
#COMENTE