Foto: reprodução / YouTube manoel gomes

Manoel Gomes, de ‘Caneta Azul’, faz live e bate números de vários famosos

O cantor e compositor Manoel Gomes, dono do hit viral ‘Caneta Azul’, promoveu uma live com show no último domingo (31) que surpreendeu em termos de visualizações. O número de reproduções da performance virtual superou a de grandes nomes da música brasileira, como Claudia Leitte, Paula Fernandes, Anavitória, Capital Inicial e Alcione.

Não há informações sobre o pico de público em tempo real, mas o número consolidado de visualizações, até a tarde da última segunda-feira (1°), era de 1,5 milhão. Já na manhã desta terça (2), registrava mais de duas milhões de reproduções.

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Ainda na última segunda (1°), a live chegou a ficar em segundo lugar na página de vídeos “Em alta” no YouTube, que compila as publicações mais assistidas e com mais interações. Na manhã desta terça (2), seguiu na listagem, só que na terceira posição.

A contagem de visualizações da live de Manoel Gomes acabou se tornando maior que a de muitos artistas já consolidados e até veteranos da música brasileira, mesmo estando há menos tempo online (menos de 2 dias).

Veja, abaixo, os números de algumas lives que foram menos assistidas que a do cantor de ‘Caneta Azul’:

  • Capital Inicial: 1,8 milhão de visualizações (no ar desde 3 de maio);
  • Lexa: 1,7 milhão de visualizações (no ar desde 16 de maio);
  • Michel Teló – Bem Sertanejo: 1,5 milhão de visualizações (no ar desde 10 de maio);
  • Anavitória: 1,5 milhão de visualizações (no ar desde 22 de maio);
  • Parangolé: 1,3 milhão de visualizações (no ar desde 24 de maio);
  • Claudia Leitte: 1,2 milhão de visualizações (no ar desde 23 de maio);
  • Solange Almeida: 1,2 milhão de visualizações (no ar desde 31 de maio);
  • Roberta Miranda: 1,2 milhão de visualizações (no ar desde 8 de maio);
  • Alcione: 1 milhão de visualizações (no ar desde 24 de maio);
  • Paula Fernandes: 982 mil visualizações (no ar desde 24 de maio);
  • Humberto e Ronaldo: 951 mil visualizações (no ar desde 14 de maio);
  • João Neto e Frederico: 795 mil visualizações (no ar desde 10 de maio);
  • João Bosco e Vinícius: 769 mil visualizações (no ar desde 28 de maio).

Assista à live de Manoel Gomes, de ‘Caneta Azul’:

Veja também:
Ameaçado por vizinhos, Léo Chaves muda local de live horas antes do início

A história de ‘Caneta Azul’

Manoel Gomes, que trabalhava como vigilante no Maranhão, fez um vídeo caseiro dele mesmo apresentando a música ‘Caneta Azul’. A filmagem foi publicada por um amigo em uma conta do YouTube e acabou viralizando nas redes sociais – com grande ajuda do humorista Tirullipa, o primeiro famoso a replicar o vídeo em seu perfil do Instagram.

“Eu ia para o colégio e perdi a caneta azul. Lá no colégio eu perdia uma, perdia outra, aí ninguém me deu a caneta que tava meu registro nela. Eu não achei e, no outro dia, fiz a música”, disse Manoel, à TV Mirante, ao explicar a inspiração para ‘Caneta Azul’.

Com cerca de 15 dias após a postagem, o hit já havia batido a marca de 5 milhões de visualizações. A vida de Manoel se transformou completamente e ele logo correu em um cartório para registrar os direitos de sua composição. Como não podia deixar de ser, a papelada foi toda assinada com – é claro! – uma caneta azul.

Após bombar nas redes sociais, a música passou a percorrer caminhos jamais imaginados pelo compositor amador. Além de inúmeros memes criados por anônimos, famosos se renderam ao hit. O DJ Alok chegou a apresentar uma versão remixada da canção durante um importante festival de música eletrônica na Califórnia, nos Estados Unidos.

Outros artistas usaram as redes sociais para cantarem trechos da canção, como foi o caso de Simone (irmã de Simaria), Marília Mendonça, Maiara e Maraisa, entre inúmeros outros. Wesley Safadão e Pablo do Arrocha chegaram a dar uma palhinha durante seus shows.

Planos para 2020

No início deste ano, em entrevista ao ‘G1’, o empresário de Manoel Gomes revelou que estava planejando uma turnê pela Europa. Segundo ele, a turnê começaria em março ou abril. Seis países estão na rota, incluindo Portugal e Espanha. Ao que tudo indica, a viagem não aconteceu devido à pandemia do novo coronavírus.

Também ao ‘G1’, no fim de 2019, o produtor Laércio da Costa revelou que estava trabalhando em um álbum de estúdio com músicas de Manoel Gomes. O trabalho registrará, no total, 15 faixas compostas pelo artista – que declara ter dezenas de criações prontas para serem gravadas.

“Ele já é brega, mais Amado Batista. Mas não vou ter limite para ritmo, não. Vou gravar, samba, forró, sertanejo, dance, rock, tudo o que imaginar”, disse Laércio da Costa sobre o estilo do compositor maranhense.

O produtor acredita que Manoel Gomes tem muito em comum com Tiririca e com o grupo Mamonas Assassinas. Ele também afirma que o ex-vigilante deverá fazer o mesmo sucesso que eles.

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.