O empresário José Ribamar Furtado do Nascimento, que conduzia a van atingida por um avião de pequeno porte, descreveu o momento de pânico vivido no último domingo (8), durante o acidente na BR-316, no bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina. O incidente deixou duas pessoas gravemente feridas.
“Pensei que ia ser decapitado”, revelou José Ribamar ao relembrar a queda da aeronave. Ele relatou que, inicialmente, acreditou tratar-se de uma acrobacia aérea.
“Por um instante, pensei que seria uma acrobacia, nunca imaginei que fosse um acidente real. Depois, percebi que não havia mais o que fazer, era só esperar”, contou o empresário em entrevista ao portal ‘G1’.
No momento da colisão, José Ribamar estava acompanhado da esposa e de seus dois netos, de seis e três anos. Eles estavam a caminho da casa de um amigo. “Vi que ele estava perdendo altura, mas foi tudo muito rápido”, disse. Ele tentou desviar o veículo para a direita, mas o impacto foi inevitável. “A asa atingiu o teto da van”, relatou.
Além da van, uma jovem de 27 anos, identificada como Keiliane Pereira dos Santos, foi gravemente ferida no acidente enquanto trafegava de motocicleta pela mesma via. Diferente da família de José Ribamar, que teve apenas ferimentos leves, Keiliane sofreu um traumatismo cranioencefálico e está internada em estado grave na UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
O piloto do avião, o médico Jacinto Lay, também se encontra em estado grave. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Jacinto foi socorrido pelo Samu e levado ao HUT, onde chegou entubado. Ele sofreu traumatismo cranioencefálico e múltiplas fraturas nas pernas, sendo submetido a cirurgia ortopédica. A família solicitou sua transferência para um hospital da rede privada.
Testemunhas afirmam que o piloto estava tentando realizar um pouso de emergência na BR-316. No entanto, ao colidir com a van e a moto, ele perdeu o controle do avião, que rodopiou na pista e, em seguida, colidiu contra uma estação de ônibus.
A Polícia Militar do Piauí (PMPI), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) foram acionados e isolaram o local. Os bombeiros também realizaram ações preventivas para evitar explosões ou incêndios no local do acidente.
A PRF informou que equipes estiveram no local orientando o trânsito para evitar novos acidentes. Ainda no domingo, o órgão pediu que os motoristas não reduzissem a velocidade ou parassem próximos ao local, pois isso aumentaria o risco de novos incidentes.
Confira o estado do avião de pequeno porte após o acidente:
Avião cai em em Teresina: piloto do avião já havia caído em outra ocasião
#COMENTE