Foto: Divulgação Restart - reencontro

Restart volta aos palcos após 8 anos e anuncia turnê: ‘emocionado!’

Restart – banda do ‘Happy Rock’ formada por Pe Lanza, Pe Lu, Thomas e Koba com suas roupas coloridas em neon que conquistaram tantos corações no início dos anos 2010 – está de volta!

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Eles farão uma emocionante turnê de despedida que os fãs já aguardavam há tempos.

Em uma conversa recente com a coluna ‘Splash’, do portal ‘Uol’, os integrantes do Restart expressaram os motivos que os levaram a decidir subir aos palcos novamenteoito anos depois de terem anunciado uma pausa por tempo indeterminado.

Não tivemos uma despedida propriamente dita, e essa semana completamos 15 anos de banda“, compartilha o vocalista Pe Lanza.

“Estamos pensando nisso desde o ano passado, porque é uma data muito emblemática para encerrar esse ciclo, essa história que deixamos em aberto”, acrescenta ele.

Os músicos estão planejando a turnê de despedida ‘Pra Você Lembrar‘, um título apropriado que leva o nome de uma das canções lançada há 13 anos.

Os integrantes do Restart pretendem passar cerca de oito meses percorrendo várias cidades e capitais que fizeram parte da trajetória deles.

O pontapé inicial será em São Paulo no dia 07 de outubro, e os ingressos estarão à venda a partir da próxima sexta-feira, dia 04 de agosto.

A ideia por trás desta reunião não é apenas fazer uma despedida, mas também proporcionar aos fãs – especialmente àqueles que, no auge da Restart, não puderam vê-los ao vivo por limitações de idade ou financeiras – uma chance de encontrá-los novamente.

Veja também:
Ex de Luciano Camargo após processo de Zezé e Wanessa: 'vão caçar o que fazer'

“Estes próximos shows são a última chance de nos verem como Restart, então é claro que estamos muito emocionados“, disse Pe Lu, um dos vocalistas.

“A turnê de despedida é algo muito importante. Queremos que todos que estavam conosco lá atrás, e também aqueles que nunca tiveram a chance de nos ver, estejam presentes nesses shows. Só de pensar nisso, já fico emocionado, compartilha Pe Lu ao ‘Uol’.

Relembre a banda Restart no passado:

restart

Foto: Divulgação

Com mais de mil shows em sete anos de atividade, a Restart tinha um exército de fãs apaixonados, mas também uma legião de detratores que detestavam a banda.

Depois de tanto tempo longe dos holofotes, parece que os ânimos se acalmaram. Um exemplo disso é Tico Santa Cruz, um crítico ferrenho da Restart, que agora celebra o anúncio de seu retorno. Apesar da controvérsia, a banda sempre deu mais valor aos comentários positivos.

Sempre nos sentimos mais amados do que odiados. Aqueles que não gostavam da banda, o ódio da época, era algo que não nos afetava no dia a dia. Tínhamos muitas pessoas apoiando nosso sonho”, lembra Pe Lu.

E no primeiro dia após o anúncio do retorno, a atmosfera entre os fãs estava repleta de alegria – um contraste bem-vindo à tristeza que geralmente acompanha as turnês de despedida.

Os integrantes também compartilharam essa emoção, com Pe Lanza e o baterista Thomas perdendo a conta de quantas vezes choraram de emoção com a ideia de reencontrar os fãs.

Veja também:
O polêmico relacionamento de Caetano Veloso e Paula Lavigne

Mas, eles estão realmente prontos para dizer adeus?

“Agora estamos focados no reencontro com as pessoas, com nossa história, em estar juntos no palco novamente. Acho que só daqui a alguns meses é que vamos começar a pensar ‘ih, a despedida está chegando'”, conclui Pe Lu.

Confira como os integrantes do Restart estão hoje:

Restart hoje

Foto: Bruno Santos/Folhapress

Onda de saudosismo

O anúncio da volta da banda paulistana Restart aos palcos, após um hiato de oito anos, trouxe uma onda de nostalgia que parece ter um alcance ainda maior do que o esperado.

Esta banda que foi a febre adolescente de 2009 a 2012 está de volta com a turnê ‘Pra você lembrar’, que começará em São Paulo no dia 7 de outubro e se estenderá até o primeiro semestre de 2024.

Em seu artigo no portal ‘G1’, o jornalista Mauro Ferreira (que escreve sobre música desde 1987) sugere que o sucesso estrondoso da turnê de reunião dos Titãs em 2023 pode ter estimulado esta tendência de revival na indústria musical.

Entretanto, enquanto os Titãs estavam há mais de 30 anos sem se apresentar com a formação clássica dos anos 1980, o hiato do Restart é de apenas oito anos, visto que eles entraram em recesso em 2015.

De acordo com Mauro Ferreira, existem diferenças notáveis entre o legado dos Titãs e o da banda Restart.

Os Titãs, com sua influência inegável e intergeracional, ocupam um lugar perene no panteão do rock brasileiro ao lado de grandes nomes como Barão Vermelho, Legião Urbana, Los Hermanos, O Rappa, Paralamas do Sucesso e Skank.

Veja também:
Bambam e Alemão brigam ao vivo e destroem bastidores do filho de Faustão

Já a banda Restart, formada em 2008, cativou adolescentes entre 2009 e 2012 com suas vestimentas coloridas e uma abordagem de pop rock tão jovem quanto seus integrantes.

Contudo, a queda de popularidade da banda a partir de 2013 mostra que a trajetória do grupo foi efêmera e nenhum de seus membros fez contribuições significativas ao pop nacional durante esse intervalo.

Não se pode negar que a volta da banda, que está sendo caracterizada como uma ‘Turnê de despedida’, vai agitar a memória afetiva do público que era adolescente na época e agora está na casa dos vinte anos. Vale ressaltar que os integrantes da banda estão atualmente na faixa dos 30 anos.

A grande questão é se a venda de ingressos para a turnê ‘Pra você lembrar’, que começará na sexta-feira, 4 de agosto, será suficiente para garantir uma turnê de despedida do Restart em escala nacional, incluindo as principais capitais do Brasil e cidades importantes como Ribeirão Preto (SP).

Se a turnê for comercialmente bem-sucedida, será uma prova de que a nostalgia não tem idade nos palcos nacionais. Esta volta da banda Restart pode ser um sinal de que a onda de nostalgia está atingindo até mesmo a geração de 2010, acredita o especialista Mauro Ferreira.

Relembre de um dos maiores sucessos da banda Restart, ‘Levo Comigo’:

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Lembra dele? Pe Lanza, ex-Restart, ironiza boatos de morte ao retomar carreira musical