crossfit

Organização do maior campeonato de CrossFit do mundo é criticada após morte de atleta

A prova de abertura dos CrossFit Games 2024 foi realizada na manhã desta quinta-feira (8), nos Estados Unidos. Enquanto os competidores emergiam da água e subiam a rampa para finalizar o Evento 1, os organizadores notaram que Lazar Đukić não havia cruzado a linha de chegada.

Um helicóptero da ‘CBS News Texas’ sobrevoava o Marine Creek Reservoir e registrou o momento em que os primeiros socorristas retiraram um corpo da água e o colocaram em um saco mortuário.

O brasileiro Hugo Cross, que acompanha o evento, confirmou que o corpo encontrado pertence a Lazar Dukic.

“É com grande pesar que confirmamos o falecimento do atleta Lazar Dukic. As provas de hoje foram canceladas e mais informações serão publicadas assim que disponíveis”, escreveu ele no Instagram.

Veja:

Uma internauta brasileira comentou: “Isso é inadmissível, com uma estrutura dessa não ter mais gente fiscalizando os atletas durante a prova!!! Como ninguém viu o cara se afogando tão próximo da linha de chegada??? Meu Deus… uma morte totalmente evitável, cadê a estrutura do evento??? Não dá pra achar isso normal!”

Đukić foi visto pela última vez na transmissão ao vivo por volta do tempo de 38:02, aproximadamente 100 metros antes de finalizar a prova de natação.

Veja também:
Junior abre o jogo e revela os segredos por trás da icônica foto na banheira de miojo

Devido ao desaparecimento do atleta, o evento em equipe, que começaria às 8h no horário local, foi cancelado e os espectadores foram evacuados.

A polícia e as equipes de busca e resgate trabalharam no local. A equipe da CBS News Texas e do Morning Chalk Up relatou que um corpo foi retirado do Reservatório Marine Creek em Fort Worth, TX.

CrossFit: Lazar Đukić some durante transmissão ao vivo

Um incidente grave ocorreu durante os CrossFit Games em Fort Worth, Texas. O atleta Lazar Đukić desapareceu após não conseguir sair da água durante a prova de natação.

Đukić foi visto pela última vez a cerca de 100 metros da linha de chegada do segmento de natação de 800 metros, que fazia parte de um evento composto por uma corrida de 5,63 km seguida pela natação.

Somente quando os outros atletas começaram a sair da água, os organizadores perceberam a ausência de Đukić.

O evento de equipe, que estava programado para as 8h no horário local, foi cancelado enquanto a polícia e as equipes de busca e resgate realizam buscas intensas. Todos os espectadores foram orientados a deixar o local para permitir as operações de resgate.

A prova estava sendo transmitida ao vivo, capturando o momento em que Đukić foi visto pela última vez. Lazar Đukić, natural da Sérvia, é um competidor experiente nos CrossFit Games.

Veja também:
Letícia Spiller diz que incentiva ex-marido a ficar com suas amigas

Ele ocupa a 88ª posição no ranking mundial na categoria masculina, sendo o 33º na Europa e 3º na Sérvia. 

Críticas após desaparecimento de Lazar Dukic

Nas redes sociais, internautas criticaram a organização do evento.

Correr 5 km forte e depois nadar? Sempre a natação é o primeiro, em Triathlon, Aquathlon! Justamente por segurança. Caiaques, jet ski.. boia de segurança?!? Amo o Crossfit, mas essa busca pelo ‘fitness’ esta cada dia mais insegura”, disse uma internauta.

Como que um evento dessa magnitude não tem tornozeleira ou pulseira de gps?, questionou outra pessoa. “Independente do nível, todos deveriam usar boia de sinalização. Deus projeta esse atleta!”, disse mais uma ao ficar sabendo.

Erro da organização em colocar a natação após a corrida. Isso não existe!“, comentou um rapaz. “Atletas de Crossfit não são triatletas, o método de treino é totalmente diferente. Colocar eles para nadar com o corpo PESADO após uma corrida de 5k é um tiro no pé”, declarou mais um.

“Eu acabei de ver um recorte da transmissão no qual ele estaria afogando, ao menos 3 árbitros na finish line e NINGUÉM olhou para os atletas que estavam para chegar…. lamentável!“, acrescentou uma internauta.

Veja um vídeo falando sobre o desaparecimento do atleta durante a prova:

Campeão olímpico prefere dormir na rua do que na Vila e vídeo viraliza

Fonte: Instagram

Sou jornalista, mas nas horas vagas gosto de fingir que sou influenciador digital. Me segue no insta! @meunomenaoedolfo