Fotos: Reprodução/Redes Sociais/CNN Esposa e três filhas - Luiz Galeazzi

Vídeo mostra família entrando no avião que caiu em Gramado

Um acidente aéreo ocorrido na manhã deste domingo (22) em Gramado, no Rio Grande do Sul, resultou na morte de dez pessoas que estavam a bordo de um avião de pequeno porte.

Entre as vítimas estão o empresário paulista Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, que pilotava a aeronave, e nove membros de sua família.

A tragédia também deixou 17 pessoas feridas em solo, duas delas em estado grave devido a queimaduras. O avião caiu pouco após a decolagem e atingiu uma loja de móveis desocupada, espalhando destroços que danificaram uma pousada próxima.

O bimotor, registrado no nome de Luiz Cláudio, decolou por volta das 9h15 do Aeroclube de Canela, cidade vizinha a Gramado, com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo. Minutos depois, a aeronave perdeu altitude e caiu em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Avenida das Hortênsias.

Entre os feridos estavam hóspedes da pousada atingida pelos destroços. A maioria sofreu intoxicação por inalação de fumaça.

Escutamos um estrondo muito forte. O teto desabou sobre nossas cabeças. Foi desesperador, relatou Marco Aurélio Mendonça, de 38 anos, turista que estava hospedado no local. Ele descreveu a cena como “uma coisa pavorosa, semelhante a um filme de terror”.

Quem era Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi?

O empresário Luiz Cláudio era CEO da Galeazzi & Associados, uma das principais empresas do país em gestão de crises e reestruturação de negócios. Fundada por seu pai, Cláudio Galeazzi, que faleceu em 2023, a companhia é referência no setor.

Luiz Cláudio viajava acompanhado pela esposa, três filhas, irmã, cunhado, sogra e dois netos. Essa não foi a primeira tragédia aérea na família: sua mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, morreu em 2010 em um acidente aéreo semelhante na região de Sorocaba, São Paulo.

Piloto - avião caiu em Gramado - Luiz Galeazzi

Fotos: Reprodução/Corpo de Bombeiros do RS/Redes Sociais

De acordo com o delegado Gustavo Barcellos, os nomes das vítimas não foram divulgados oficialmente até o momento. No entanto, a Galeazzi & Associados confirmou que entre os mortos está Bruno Cardoso Munhoz Guimarães, diretor da empresa.

Veja também:
Mãe da criança aparece e garante que não ofendeu passageira: 'ela sabe'

Imagens de câmeras de segurança do Aeroclube de Canela mostram o momento em que o empresário e sua família embarcam no avião antes do acidente.

Confira os nomes das vítimas:

Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi – piloto
Tatiana Natucci Niro – esposa de Luiz
Maria Antonia Niro Galeazzi – filha de Luiz e Tatiana
Maria Eduarda Niro Galeazzi – filha de Luiz e Tatiana
Maria Elena Niro Galeazzi – filha de Luiz e Tatiana
Veridiana Natucci Niro – cunhada de Luiz
Lilian Natucci – sogra de Luiz, mãe de Tatiana e Veridiana
Bruno Cardoso Munhoz Guimaraes Araújo – marido de Veridiana e diretor da Galeazzi & Associados
Matteo e Giulia – filhos de Veridiana e Bruno

Confira uma foto publicada pela família pouco antes de decolar:

Família Galeazzi - antes do voo

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Veja uma foto da família que também morreu com a queda do avião: Bruno Cardoso Munhoz de Guimarães Araújo com a esposa Veridiana e os dois filhos, Giulia e Mateo:

Vítimas - avião Gramado

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Até agora, não há informações conclusivas sobre o que provocou a queda da aeronave. Especialistas analisam possibilidades como falha mecânica, erro humano ou condições climáticas adversas.

Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, há indícios de que o tempo no momento do acidente poderia ser inadequado para a decolagem de um avião desse porte.

Estamos verificando as condições meteorológicas específicas daquele horário. Há relatos de que a visibilidade poderia não ser suficiente para o voo“, explicou o governador.

O especialista em segurança, Gerardo Portela, sugere que a aeronave pode ter enfrentado mudanças climáticas inesperadas: “Ele pode ter sido induzido ao erro por informações meteorológicas desatualizadas, achando que tinha visibilidade adequada”.

Gramado, conhecida por seu turismo e eventos natalinos, teve suas atividades suspensas no domingo. A movimentação na cidade, que costuma receber muitos visitantes no final do ano, foi afetada pela tragédia.

Veja também:
Princesa do Brega Funk, Danny Maria, anuncia morte do filho: 'era perfeito'

As investigações seguem sob responsabilidade das autoridades locais e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As equipes de perícia irão examinar os destroços da aeronave para identificar as causas do acidente.

A cidade segue abalada pelo ocorrido, e familiares das vítimas aguardam informações adicionais enquanto os feridos recebem atendimento médico.

Imagens mostram vítimas embarcando antes do acidente em Gramado

Um vídeo divulgado neste domingo (22) revela o momento em que o empresário Luiz Galeazzi, CEO da Galeazzi & Associados, e as outras nove vítimas do acidente aéreo em Gramado (RS) embarcam na aeronave.

O avião, que caiu pouco depois da decolagem, transportava dez pessoas e seguia para Jundiaí, no interior de São Paulo.

A tragédia ocorreu na Avenida das Hortênsias, uma das vias mais movimentadas da cidade, conhecida pelo turismo na Serra Gaúcha. A aeronave atingiu uma loja e espalhou destroços que chegaram a casas e pousadas próximas.

Veja as vítimas andando até o avião, que caiu pouco tempo depois de decolar:

Vítimas - queda avião - Gramado

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Luiz Galeazzi era filho de Cláudio Galeazzi, conhecido por reestruturar grandes empresas brasileiras como Pão de Açúcar, BRF e Americanas. Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, Luiz assumiu o comando da Galeazzi & Associados, especializada em gestão de crises e recuperação judicial de empresas.

Em 2010, Luiz também enfrentou uma tragédia familiar semelhante: sua mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, faleceu em um acidente aéreo na região de Sorocaba, interior de São Paulo.

Em nota, a empresa Galeazzi & Associados lamentou a perda: “Nosso profundo sentimento de pesar à família Galeazzi, amigos e a todos os colaboradores da consultoria”

Confira:

O avião de pequeno porte decolou do Aeroporto de Canela por volta das 9h e caiu minutos depois, durante tentativa de subir a altitude. Segundo testemunhas, o clima na região estava desfavorável, com chuva e nevoeiro.

Veja também:
Jon Bon Jovi apareceu em 'Malhação' e atuou com Luana Piovani em 1997

“Escutamos um estrondo forte, e o teto caiu sobre nossas cabeças. Era como um filme de terror”, relatou um turista que estava hospedado na pousada atingida pelos destroços.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, os bombeiros controlaram o incêndio provocado pela queda. A colisão inicial foi contra a chaminé de um prédio, seguida por danos ao segundo andar de uma casa antes de atingir uma loja de móveis.

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou investigadores do SERIPA V, órgão responsável por apurar acidentes aéreos, para iniciar os trabalhos. Técnicas especializadas serão usadas para coletar dados, preservar elementos do local e identificar possíveis causas da tragédia.

O Corpo de Bombeiros confirmou que 15 pessoas foram encaminhadas ao hospital, principalmente por inalação de fumaça. Duas delas estão em estado grave, com queimaduras.

A área permanece isolada para a realização de perícias. A Polícia Civil e o CENIPA investigam se o acidente foi causado por falha mecânica, erro humano ou condições meteorológicas adversas.

“Ainda não temos respostas definitivas. Estamos analisando todos os fatores que poderiam ter contribuído para o acidente”, explicou um porta-voz das autoridades locais.

A tragédia abala Gramado em plena alta temporada turística, destacando a necessidade de reforçar a segurança em operações aéreas.

‘Pensei que ia ser decapitado’, relata motorista de van atingida por avião

Sou jornalista, mas nas horas vagas gosto de fingir que sou influenciador digital. Me segue no insta! @meunomenaoedolfo

Compartilhar