Foto: Divulgação/CEDOC/TV Globo

Jon Bon Jovi apareceu em ‘Malhação’ e atuou com Luana Piovani em 1997

Considerado um dos maiores nomes do rock mundial, o vocalista Jon Bon Jovi já foi além dos vocais na banda e chegou a atuar em vários filmes. Em 1997, no entanto, ele fez algo inusitado: entrou para a história da teledramaturgia brasileira ao participar da novela teen ‘Malhação’, na TV Globo. Na trama, ele chegou a contracenar com a atriz Luana Piovani.

Na terceira temporada da novela (quando o nome ainda era uma referência ao fato de se passar dentro de academia de ginástica), o cantor norte-americano apareceu como um famoso roqueiro gringo chamado John Bongiovi – o nome verdadeiro do artista, visto que o personagem tratava-se de uma versão ficcionalizada de si mesmo, é claro.

Veja também:
Ozzy Osbourne é diagnosticado com Mal de Parkinson em estágio 2

A trama era a seguinte: a personagem Patricia, interpretada por Piovani, iria dizer a todos da academia que é amiga antiga do tal Bongiovi e prometer convencê-lo a se apresentar no local.

O pessoal iria duvidar da influência dela, que, no final, iria mostrar que, de fato, tinha uma relação próxima com o astro. Essa revelação acontece durante uma cena na qual Jon Bon Jovi é cercado por fãs, que são justamente as pessoas que duvidaram que ele apareceria e deu nisso aqui…

Assista à primeira cena de Jon Bon Jovi em ‘Malhação’:

Além dessa cena, Jon Bon Jovi participou cantando a música ‘Janie, Don’t Take Your Love to Town’, um dos sucessos do álbum ‘Midnight in Chelsea’, durante uma competição de boxe na academia. 

Assim como na primeira cena, Piovani aparece citando algumas palavras em inglês enquanto narra como teria conhecido o famoso – que tem todas as (poucas) falas legendadas.

Veja a cena:

Na época, o extinto programa ‘Vídeo Show’ mostrou os bastidores da gravação e conversou com o elenco sobre a participação do cantor.

Em breve entrevista, Jon Bon Jovi falou sobre a experiência cinematográfica e contou que aquela era a primeira vez que participava de uma novela. 

Assista à matéria:

Tour do Bon Jovi pela TV Globo

Além de fazer a participação especial em ‘Malhação’, Jon Bon Jovi também foi convidado da TV Globo em outros programas durante a passagem dele pelo Brasil – e fez quase uma turnê completa pelas atrações da emissora na época.

Junto da banda, o cantor participou do programa ‘Planeta Xuxa’ e foi ‘enganado’ pela apresentadora, Xuxa Meneghel, que brincou sobre os brasileiros terem o costume de dar três beijinhos na despedida… 

Veja a participação de Bon Jovi no ‘Planeta Xuxa’:

E a tour pelos estúdios Globo não parou por aí. A banda se apresentou durante o ‘Domingão do Faustão’ e causou furor entre as fãs na plateia – que chegaram a cair nas lágrimas, como é possível ver num vídeo na época.

Entrevistado por Fausto Silva, o frontman da banda prometeu voltar ao Brasil para uma turnê – o que ele cumpriu quando retornou ao país com a ‘Bounce Tour’, em 2002. 

Desde então o Bon Jovi esteve por aqui em 2010, com a ‘The Circle Tour’, no Rock in Rio de 2013, com a ‘Because We Can – The Tour’, em 2017, com a turnê ‘This House Is Not for Sale’ e, finalmente, em 2019 para quatro apresentações, que também incluíram o Rock in Rio.

O Bon Jovi está na estrada desde a década de 1980. Com dezenas de hits emplacados em todo o mundo, a banda segue em plena atividade.

Veja a participação de Bon Jovi no ‘Domingão do Faustão’:

Ele não foi o único…

Foto: Divulgação/CEDOC/TV Globo

A participação especial de Jon Bon Jovi não foi a única a entrar para a lista de astros da música internacional em ‘Malhação’.

Na segunda temporada da novela, exibida em 1996, a canadense Alanis Morissette foi a artista gringa da vez na trama da academia. Na época, ela estava de passagem pelo Brasil com a ‘Can’t Not Tour’, com as músicas do álbum ‘Jagged Little Pill’, quando foi convidada para aparecer na atração – e aceitou.

Alanis teve algumas falas simples (numa cena em que ela aparece sendo convidada para cantar) e, na sequência, apareceu fazendo um pocket show. Ao violão, ela cantou ‘Head Over Feet’ e finalizou com o clássico solo de gaita.

Assista à cena de Alanis Morissette em ‘Malhação’:

O que aconteceu com a voz de Jon Bon Jovi com o passar dos anos?