Foto: Divulgação

Sandy e Junior: 10 músicas da dupla que são versões de outros artistas

Bem antes de Juntos (e Shallow Now), Sandy e Junior já faziam o que Paula Fernandes tentou fazer com Luan Santana: transformar em versão brasileira os sucessos de um artista internacional. Isso explica se, alguma vez, você ouviu na voz da dupla de filhos de Xororó algo que te pareceu conhecido, pois devia ser mesmo.

Veja também:
Sandy e Junior têm 2ª turnê mais rentável do mundo em 2019? Não é bem assim

Para relembrar, o Revista Cifras reuniu dez canções de Sandy e Junior que, na verdade, não são originalmente deles – apenas um aperitivo, visto que boa parte do catálogo dos irmãos foi composto por versões traduzidas. E um aviso: talvez você se surpreenda e cante junto as duas versões.

1) ‘Inesquecível’ / ‘Incancellabile’

Um dos grandes sucessos na voz de Sandy e Junior, ‘Inesquecível’ faz parte do álbum ‘Sonho Azul’, lançado pela dupla (ainda) mirim em 1997, e livremente inspirada em ‘Incancellabile’, da cantora italiana Laura Pausini.

A versão em português para a letra foi adaptada pelo compositor Claudio Rabello, que fez outras duas músicas a partir de hits de Laura Pausini para a dupla. Depois do sucesso na voz de Sandy, a cantora italiana, que foi sucesso entre os brasileiros na década de 1990, também gravou ‘Inesquecível’ em português.

Ouça ‘Inesquecível’, de Sandy e Junior:

Ouça ‘Incancellabile’, de Laura Pausini:

Ouça ‘Inesquecível’, de Laura Pausini:

2) ‘Imortal’ / ‘Immortality’

Outro clássico de Sandy e Junior, ‘Imortal’ é também uma versão de outra cantora internacional. No álbum ‘As Quatro Estações’, de 1999, a música, que traz a frase “o que é imortal não morre no final” é uma adaptação de ‘Immortality’, gravada por Celine Dion – a cantora da trilha de ‘Titanic’.

Ouça ‘Imortal’:

Ouça ‘Immortality’:

3) ‘Em Cada Sonho’ / ‘My Heart Will Go On’

E por falar em ‘Titanic’ e Celine Dion, teve também versão para ‘My Heart Will Go On’. A dupla fez a releitura dessa música na canção ‘Em Cada Sonho’.

Ouça ‘Em Cada Sonho’:

Ouça ‘My Heart Will Go On’:

4) ‘Etc e Tal’ / ‘Any Man of Mine’:

Primeira da lista que é inspirada numa cantora country, ‘Etc e Tal’ está no ‘Dig-Dig-Joy’, álbum de 1996, e é uma versão de ‘Any Man of Mine’, da canadense Shania Twain.

Ouça ‘Etc e Tal’:

Ouça ‘Any Man of Mine’:

5) ‘Com Você’ / ‘I’ll Be There’

Dois anos antes (e ainda com voz infantil), a dupla gravou ‘Com Você’. A canção também integra a lista de versões brasileiras de artistas internacionais: trata-se de uma releitura de ‘I’ll Be There’, do grupo Jackson 5, que gravou a original em 1970.

A letra em português é bem mais puxada para o lado do amor romântico, enquanto a composição gravada por Michael Jackson em sua infância é mais sobre apoiar um amigo. Compare abaixo:

Ouça: ‘Com Você’

Ouça ‘I’ll Be There’:

6) ‘Não Ter’ / ‘Non C’è’

Grandes divulgadores da música de Laura Pausini, Sandy e Junior fizeram outra versão para uma canção dela: ‘Non C’è’ virou ‘Não Ter’ e fez parte do álbum ‘Dig-Dig-Joy’, de 1996.

Ouça ‘Não Ter’:

Ouça ‘Non C’è’:

7) ‘Tô Ligado em Você’ / ‘You’re the one that I want’

Outra canção da dupla que veio de outro clássico, ‘Tô Ligado em Você’ está no início da carreira de Sandy e Junior e é releitura de ‘You’re the one that I want’, da trilha sonora do filme ‘Grease – Nos Tempos da Brilhantina’, nas vozes de John Travolta e Olivia Newton-John. A capa do álbum também faz referência direta ao filme de 1978, cuja trama se passa em 1959.

Ouça ‘Tô Ligado em Você’:

Ouça ‘You’re the one that I want’:

8) ‘Como Eu Te Amo’ / ‘I Will Always Love You’

Whitney Houston foi mais uma diva pop que ganhou diversas releituras por Sandy e Junior. A dupla gravou, no álbum ‘Sonho Azul’ (1997), uma versão da clássica ‘I Will Always Love You’, do filme ‘O Guarda-Costas’.

Em ‘Como Eu Te Amo’, um dos refrões mais conhecidos da história virou “Sei lá se talvez me ouviu”.

Ouça ‘Como Eu Te Amo’:

Ouça ‘I Will Always Love You’:

9) ‘No Fundo do Coração’ / ‘Truly Madly Deeply’

Lançada no álbum ‘Era Uma Vez…’ (1998), ‘No Fundo do Coração’ é uma versão da canção ‘Truly Madly Deeply’, do grupo australiano Savage Garden. As duas músicas foram gravadas com apenas um ano de diferença.

Ouça ‘No Fundo do Coração’:

Ouça ‘Truly Madly Deeply’:

10) ‘Como Um Flash’ / ‘What a Feeling’

Além de versões para as trilhas sonoras de ‘Grease’ e ‘Titanic’, Sandy e Junior foram além. Eles se inspiraram em ‘What a Feeling’, a clássica música do filme ‘Flashdance – Em Ritmo de Embalo’. Teve até coreografia especial… Dá uma olhada!

Os passos de dança, inclusive, foram um dos destaques mais elogiados pelos fãs em 2019, quando os irmãos saíram com a turnê de revival ‘Nossa História’. O motivo? Os dois reapresentaram as coreografias originais durante os shows que percorreram o Brasil.

Ouça ‘Como Um Flash’:

Ouça ‘What a Feeling’:

Último show de Sandy e Junior deve virar especial no Globoplay, diz jornal