Fotos: reprodução / YouTube e Reddit ameno dorime era meme eric levi

O que o autor da música ‘Ameno’ pensa sobre os memes que viralizaram

Desde o início do ano, o meme envolvendo a música ‘Ameno’, da banda Era, tem dominado as redes sociais. As brincadeiras citando palavras como ‘ameno’ e ‘dorime’ dominaram tanto a web que, como era de se esperar, conquistaram repercussão internacional.

O próprio autor da música que embala o meme, Eric Lévi, integrante do Era, se manifestou sobre o curioso sucesso da canção quase 25 anos após seu lançamento original, em 1996. Em entrevista ao ‘Uol’, ele destacou que não gostou tanto das versões em outros ritmos, como forró, funk e brega-funk, mas disse que gosta da adaptação “original”, que mostra o ratinho dançando.

“Achei muito engraçado e alto astral. Fiquei muito feliz de descobrir que a minha música voltou a ser usada e ouvida em uma época de festas tão populares como o Carnaval, principalmente depois de tantos anos! Eu acabei de descobrir esses vários remixes e, sendo muito honesto, musicalmente falando eu não curti tanto assim”, afirmou o músico.

Veja também:
Ameno Dorime: o que significa a música que se tornou um grande meme na internet

Ainda durante o bate-papo, Eric Lévi confirmou que as palavras “ameno” e dorime” não têm um significado específico. “Todas as nossas músicas são escritas ou em inglês ou nessa língua que eu mesmo criei (inspirada no latim) para que as vozes soem como um instrumento. As letras têm a intenção de traduzir e incorporar o sentimento da música, e dessa forma as vozes e o som se tornam uma única emoção”, disse.

O artista comentou, também, que não há intenção religiosa nas canções do grupo. “A intenção das músicas do Era é apenas tocar a alma das pessoas ao redor do mundo, porém mais em um sentido espiritual do que religioso. É claro, há uma linha tênue entre espiritualidade e religião, mas não tenho intenção alguma de levar mensagens religiosas em minha música”, afirmou.

Por fim, ele destacou que o Era pretende visitar o Brasil e revelou não saber que outra música (‘Divano’) ficou famosa no país após fazer parte da trilha sonora de uma novela (‘Um Anjo Caiu do Céu’, em 2001). Contatado posteriormente, o empresário do grupo confirmou que muitos internautas brasileiros passaram a seguir a página da banda nas redes sociais.

Veja também:
Ameno Dorime: o que significa a música que se tornou um grande meme na internet

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.