Fotos: Divulgação rock in rio

Cão-robô do Rock in Rio tira web do sério pela semelhança com Black Mirror

O Rock in Rio 2022 começa nesta sexta-feira (2) e não se fala em outra coisa nas redes sociais. Dentre os muitos assuntos que envolvem o festival, internautas não estão sabendo lidar com o cão-robô que auxiliará na segurança da Cidade do Rock.

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Yellow é o nome do cão-robô que fará parte da segurança do evento, que espera receber mais de 700 mil pessoas para assistir shows de artistas, como Iron Maiden, Post Malone, Justin Bieber, Demi Lovato, Dua Lipa, Guns N’ Roses, Coldplay e Green Day desta sexta (2) até o dia 11 de setembro no Rio de Janeiro.

O cão-robô funciona com uma inteligência artificial, transmissão de dados e conexão 5G, e fica em contato direto com seguranças humanos. A função dele é fazer rondas pela Cidade do Rock, detectando possíveis riscos e situações suspeitas.

Veja também:
Cantora Joss Stone diz que cancelamento de show no Rock in Rio foi 'por engano'

Ele detecta o perigo, faz um alerta e os agentes humanos entram em ação. Yellow foi desenvolvido pela Boston Dynamics e personalizado pela SegurPro, empresa responsável pela segurança do Rock in Rio.

Yellow tem sensores de temperatura, que o levam notar incêndios e até se expor para proteger pessoas. A inteligência artificial da plataforma GenzAI permite que o cão-robô detecte elementos suspeitos e alerte os agentes de monitoramento.

Ainda sobre as especificidades do cão-robô, é interessante saber que ele também é capaz de identificar a presença de gases nocivos no local, assim como outras situações que coloquem a vida dos visitantes da Cidade do Rock em risco.

Confira o vídeo de divulgação do cão-robô:

O Rock in Rio conta com um Centro de Controle (CCO), espaço dedicado à vigilância do evento. Lá fica um grupo de profissionais, que inclui da área de TI, força policial e bombeiros.

Além disso, 2.000 agentes humanos e 25 condutores com cães farejadores treinados estarão presentes para fazer a segurança da Cidade do Rock.

Cerca de 130 câmeras foram instaladas no local, sendo algumas noturnas e uma térmica, assim como dois drones automatizados. Sem falar nas 30 bodycams (câmeras corporais) com reconhecimento facial que estarão presentes.

Este assistente de segurança dos tempos modernos já marcou presença em outros eventos na Europa, como no Mutua Madrid Open e no Rock in Rio Lisboa. E sua atuação foi bem-sucedida, tanto que os organizadores do Rock in Rio trouxeram o famoso cão-robô para o Rio de Janeiro também.

Fotos do Yellow se espalharam pelas redes sociais e internautas estão o comparando ao vilão sinistro de ‘Black Mirror’, série da Netflix. Uma criatura muito parecida com o cão-robô aparece aparece no episódio 5 da quarta temporada da produção.

A repercussão do cão-robô do Rock in Rio na web foi muita. Internautas se assustaram com ele e lembraram do vilão que aparece em Black Mirror, causando perigo à população.

“Vendendo meu ingresso pro rock in rio. Motivo: esse cão robô é meu maior medo desde s4e5 de black mirror”, disse uma internauta.

Confira fotos dos dois robôs, o do Rock in Rio e o da série ‘Black Mirror’:

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Confira algumas reações no Twitter:

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Cantora Joss Stone diz que cancelamento de show no Rock in Rio foi ‘por engano’