Foto: Reprodução/Instagram gal costa

Causa da morte de Gal Costa será mantida em segredo pela família

Gal Costa morreu aos 77 anos na quarta-feira, dia 9 de novembro, comovendo uma legião de fãs e admiradores da voz inigualável da cantora que se despede, após 57 anos de carreira.

A assessoria de Gal confirmou que a família não revelará a causa da morte da cantora. O corpo de Gal Costa foi velado na Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo (Alesp) na sexta-feira (11). Já o enterro aconteceu apenas com a presença de familiares e amigos próximos.

Há pouco tempo, Gal Costa havia dado uma pausa nos shows depois passar por uma cirurgia para retirada de um nódulo na fossa nasal direita. Não se sabe se a morte da cantora teve alguma relação com o procedimento ou não.

Veja também:
Lúcia Veríssimo, ex-namorada de Gal Costa, presta linda homenagem à cantora

A notícia do falecimento de Gal Costa gerou bastante comoção entre os fãs. “Tristeza. Essa sim merece ser eternamente aplaudida, disse uma admiradora. Uma tristeza imensa! Eterna rainha!, comentou outro fã. 

Filho de Gal Costa quebra o silêncio sobre morte da mãe

Gal Costa deixou apenas um filho, Gabriel Costa, de 17 anos, que foi adotado por ela quando tinha 2 anos e é o único herdeiro da cantora.

Ele quebrou o silêncio sobre a morte da mãe em entrevista ao ‘Fantástico’, da TV Globo, no domingo (13).

Ela era muito melosa. Muito grudenta. Eu falava: ‘Mãe, pelo amor de Deus’ (…) Tinha umas horas que eu queria ficar na minha de boa, quietinho, e ela já chegava grudando, abraçando, beijando“, disse Gabriel, que acrescentou que infelizmente não aproveitou tanto a companhia da mãe.

Não aproveitei muito a presença da minha mãe aqui. Eu não ficava muito tempo sentado com ela e minha madrinha [Wilma Petrillo] conversando. Eu ficava jogando, vendo série. Eu devia ter aproveitado mais”, declarou ele.

Gabriel contou em entrevista que só conseguiu entender a o quão importante sua mãe foi para a música brasileira após a morte dela – tamanha foi a comoção no Brasil.

“Eu tinha a visão de que ela era minha mãe. Eu não tinha a dimensão dela como cantora. Eu só percebi isso no velório dela. E foi por esse motivo que eu vim aqui [ceder entrevista]”, afirmou o jovem.

Fotos: Reprodução/Instagram/TV Globo

Vida e carreira de Gal Costa

Maria da Graça Costa Penna Burgos – famosa com o nome artístico de Gal Costa – nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador, na Bahia, e construiu uma carreira linda na música, tendo chegado ao ponto mais alto possível de destaque.

Foram 57 anos de carreira, interrompidos nesta quarta-feira (9). Gal Costa começou a cantar em 1965, quando tinha apenas 20 anos de idade, ao apresentar músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Juntamente com Maria Bethânia, Gil e Caetano, Gal integrou o grupo Doces Bárbaros, que lançou um importante disco na década de 1970.

Ela também fez parte do movimento tropicalista, que marcou profundamente diversas formas de expressão artística, como a música, o cinema, o teatro, a poesia e as artes plásticas.

Atualmente, Gal Costa estava se apresentando pelo Brasil com a turnê ‘As várias pontas de uma estrela’, na qual entoava grandes sucessos da MPB dos anos 1980.

Canções clássicas, como ‘Açaí‘, ‘Nada mais’, ‘Sorte’ e ‘Lua de mel’ integravam o repertório de Gal na turnê, que estreou em outubro de 2021 em São Paulo – e ela não fazia ideia que seria a última.

A cantora de 77 anos era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu no último final de semana em São Paulo. Entretanto, precisou cancelar a apresentação por conta da cirurgia a que se submeteu.

Além dos shows pelo Brasil, Gal Costa também tinha uma turnê na Europa prevista para novembro. Contudo, também precisou cancelar esses compromissos internacionais por causa do procedimento cirúrgico.

Gal Costa

Fotos: Reprodução/hbomaxbr/Instagram

Lúcia Veríssimo, ex-namorada de Gal Costa, presta linda homenagem à cantora

Compartilhar