Fotos: Istock Limpeza guitarra - violão

Coisa de músico: 4 formas de conservar seu violão e sua guitarra

A música é uma paixão mundial e os instrumentos musicais como violão e guitarra, entre outros, fazem parte do dia a dia, não só de músicos profissionais, mas também de quem ama esses equipamentos mágicos e os utiliza até na decoração da casa.

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

No período do isolamento social, o número de brasileiros dedicando-se a alguma atividade musical cresceu em 15%, segundo revelou a Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima).

Para manter a longevidade de instrumentos como o violão, a guitarra e as baterias são necessários cuidados especiais – e saber como limpar, proteger e conservar esses equipamentos da maneira correta é essencial.

Por isso, para ajudar os músicos nessa missão, o ‘Cada Casa Um Caso’, projeto de dicas organização e limpeza da Reckitt, preparou um manual completo para ajudar os amantes da música nessa tarefa de conservar seus instrumentos. Continue a leitura e confira!

Como limpar violão e guitarra no dia a dia?

Limpar de maneira adequada o seu instrumento é um requisito básico para mantê-lo em boas condições de uso e estender a vida útil de seus componentes. Veja o que fazer no dia a dia de forma simples e prática:

  • Coloque o instrumento sobre uma estrutura plana e firme;
  • Depois, use uma flanela de microfibra seca para limpar todo o corpo do violão ou da guitarra;
  • Após isso, passe a flanela pelo braço do violão, pelas casas musicais e pelas cordas;
  • Faça todo o processo movendo a flanela devagar para não criar muito atrito.
Veja também:
Junior abre o jogo e revela os segredos por trás da icônica foto na banheira de miojo

Como tirar o pó acumulado em locais de difícil acesso?

Com o tempo, alguns espaços entre as cordas e os seus pontos de fixação podem acumular poeira, e nem sempre será possível acessá-los com a flanela. Então, como fazer nesses casos?

  • Recorra ao uso de um pincel macio, que deve estar inteiramente seco;
  • Passe o pincel por esses pontos de difícil acesso para remover a sujeira acumulada;
  • Nunca utilize lã de aço ou outras buchas abrasivas nesse tipo de limpeza, pois podem riscar e comprometer o acabamento do seu violão e/ou guitarra.

Como manter a conservação do violão e guitarra?

Proteja os instrumentos da umidade e do sol excessivo, de preferência, mantendo esses itens guardados em suas capas próprias.

É importante se atentar ao local da casa em que esses equipamentos ficam acomodados. Lembre-se das seguintes dicas:

  • As capas dos instrumentos também devem ser limpas com frequência, e você pode recorrer ao uso de um pano levemente úmido para essa higienização;
  • Mantenha sempre o seu violão e/ou guitarra bem apoiados ou em suportes próprios para instrumentos, com o objetivo de para evitar quedas;
  • Quando precisar transportá-los, use sempre a capa de proteção. Esse acessório também é útil para evitar a ação do clima sobre os instrumentos.

Posso usar materiais de limpeza no meu violão e minha guitarra?

A resposta é sim! Mas esses produtos não são os clássicos da limpeza doméstica, como álcool, cera ou lustra móveis. Então, atente-se:

  • Para limpar violões e guitarras corretamente, o melhor é recorrer a limpadores específicos, vendidos em lojas especializadas em instrumentos de corda;
  • Nesses estabelecimentos, você encontra produtos que revitalizam a madeira, trazem brilho ao acabamento, lubrificam e garantem a hidratação das cordas;
Veja também:
11 anos sem Chorão: os detalhes que nunca te contaram sobre a morte do vocalista do Charlie Brown Jr.

Agora que você já sabe como limpar e conservar violão e/ou guitarra. Lembre-se de seguir as instruções do fabricante durante o uso desses produtos.

Limpeza bateria

Foto: Istock

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Bebê de 2 anos impressiona ao tocar Los Hermanos no violão: ‘prodígio!’