Fotos: Royal Society uploader/Divulgação/Yacht Charters Fleet Mike Lynch - superiate bilionário

Corpo do bilionário Mike Lynch é encontrado após naufrágio de superiate

O corpo do bilionário britânico Mike Lynch foi recuperado pelos bombeiros italianos nesta quinta-feira (22), após o naufrágio de um superiate de luxo na costa da Sicília.

O incidente ocorreu no início desta semana, durante uma forte tempestade que atingiu a região, segundo informações da Guarda Costeira italiana.

Lynch, amplamente conhecido como o “Bill Gates do Reino Unido” por sua posição de destaque na indústria de tecnologia, estava a bordo do iate Bayesian com sua esposa, filha e amigos.

A embarcação foi surpreendida por um tipo de tornado na segunda-feira (19), que causou o seu naufrágio.

O corpo de Lynch foi encontrado entre os destroços, que se encontram submersos a cerca de 50 metros de profundidade. A filha de 18 anos, Hannah Lynch, é a única que ainda está desaparecida.

“É muito difícil mover-se dentro do casco. Precisaríamos de uma bola de cristal para saber quando encontraremos algo”, afirmou Luca Cari, porta-voz do Corpo de Bombeiros, descrevendo as dificuldades enfrentadas pelos mergulhadores durante as operações de resgate.

A tragédia resultou na morte de seis pessoas, incluindo o bilionário Mike Lynch. As vítimas confirmadas são:

  • Mike Lynch, magnata da tecnologia;
  • Jonathan Bloomer, presidente do conselho do banco Morgan Stanley International;
  • Judy Bloomer, psicóloga e esposa de Jonathan;
  • Chris Morvillo, advogado que defendeu Lynch nos Estados Unidos;
  • Neda Morvillo, designer de joias e esposa de Chris;
  • Recaldo Thomas, chef de cozinha canadense.
superiate

Foto: Reprodução

“O vento estava muito forte. O mau tempo era esperado, mas não nessa magnitude”, declarou um oficial da Guarda Costeira de Palermo à Reuters.

Veja também:
Suposto vídeo íntimo de Caio Blat coloca ator entre assuntos mais comentados

O iate Bayesian, avaliado em mais de R$ 200 milhões, foi fabricado em 2008 e tinha capacidade para 22 pessoas.

No momento do naufrágio, 22 pessoas estavam a bordo. 15 foram resgatadas com vida, incluindo a esposa de Lynch e uma convidada com um bebê de um ano.

O comandante do iate, James Catfield, que sobreviveu ao acidente, foi interrogado na terça-feira (20) para ajudar nas investigações sobre as causas do naufrágio.

Apesar da tempestade intensa, iates desse porte são geralmente considerados muito seguros. Até o momento, uma inspeção inicial não revelou vazamentos no casco e o mastro de 75 metros, o maior de alumínio no mundo, estava intacto.

A polícia e a procuradoria locais continuam a investigar o incidente. As operações de resgate e busca permanecem em andamento, com 27 mergulhadores envolvidos, além de um robô subaquático usado para inspecionar o interior da embarcação.

Este naufrágio acontece em meio a uma série de tempestades que têm assolado a Itália, resultando em inundações e deslizamentos de terra em várias regiões.

Quem foi o bilionário Mike Lynch?

Lynch, conhecido como o “Bill Gates britânico”, estava a bordo do superiate Bayesian, um veleiro de luxo, acompanhado de sua esposa, filha e amigos.

De acordo com a imprensa britânica, o empresário comemorava sua recente absolvição em um caso de fraude envolvendo sua empresa de software, a Autonomy.

A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada com vida no dia do naufrágio, que ocorreu nas proximidades de Palermo, na Sicília.

Veja também:
Turista leva mordida de cavalo da realeza britânica e desmaia de desespero

Mike Lynch foi pioneiro no setor de tecnologia do Reino Unido. Nascido em Ilford, no leste de Londres, e criado em Chelmsford, Essex, Lynch estudou ciências naturais na Universidade de Cambridge e obteve um doutorado em processamento de sinais e comunicações.

Ele cofundou a Autonomy, empresa de software que se tornou um ícone no Reino Unido.

Em 2011, a Autonomy foi adquirida pela Hewlett-Packard (HP) por US$ 11 bilhões, mas o negócio foi posteriormente marcado por alegações de fraude contábil. A aquisição, que visava fortalecer a presença da HP no setor de software, levou a uma série de disputas legais.

Veja fotos do bilionário Mike Lynch com a esposa, Angela Bacares (que foi resgatada com vida) e a filha de 18 anos, Hannah Lynch, que está desaparecida:

Mike Lynch - esposa - filha

Fotos: Reprodução

Em junho de 2023, Lynch foi absolvido de todas as 15 acusações de fraude relacionadas ao caso. O julgamento ocorreu em San Francisco, EUA, e atraiu atenção internacional.

No entanto, em meio à controvérsia, Lynch foi extraditado para os Estados Unidos para enfrentar o julgamento, apesar de forte oposição de políticos e empresários britânicos.

Lynch admitiu em uma entrevista ao ‘Sunday Times’ que temia ser preso devido a uma doença pulmonar. “Tenho várias questões médicas que tornariam muito difícil a sobrevivência”, disse ele.

Mesmo após a venda da Autonomy, Lynch continuou ativo no setor de tecnologia. Em 2012, ele cofundou a Invoke Capital, uma empresa de capital de risco focada em apoiar startups europeias.

Veja também:
Sobrevivente de naufrágio de superiate relata esforço para salvar filha de 1 ano

Mike Lynch deixou um legado significativo na tecnologia, sendo uma figura central no crescimento do setor no Reino Unido. No entanto, sua carreira também foi marcada por controvérsias, especialmente em torno da venda da Autonomy para a HP.

O bilionário Mike Lynch culpou a HP pelo fracasso na integração das duas empresas, conforme relatado pela agência ‘Reuters’.

Especialistas apontam falhas críticas que levaram ao naufrágio do superiate

Fonte: G1