O jornalista Evaristo Costa, aos 48 anos de idade, compartilhou em entrevista recente os desafios que enfrenta após ser diagnosticado com a doença de Crohn.
Durante uma conversa no podcast ‘PodCringe’, Evaristo revelou que perdeu mais de 20 quilos em apenas três semanas devido a uma crise da doença.
Segundo o jornalista, o uso de corticoides, medicamento comumente prescrito para tratar inflamações, resultou em ganho de peso temporário, chegando a pesar 99 kg.
Porém, ao suspender o uso do remédio por não apresentar os efeitos desejados, o peso de Evaristo despencou. “Eu perdi 22 quilos em três semanas”, afirmou.
O jornalista explicou que, embora possa parecer que a perda de peso tenha sido positiva, ela foi resultado de complicações severas da doença.
“Às vezes as pessoas comentam: ‘Que legal, você está magrinho, barriga chapada’. Mas não é um emagrecimento saudável”, desabafou.
Ele revelou ainda que a crise que enfrenta atualmente o afeta há mais de um ano. “Descobri a doença em 2021, ela deu uma estabilizada, mas acabou voltando“, contou o jornalista.
Em seu relato, Evaristo também mencionou o impacto da doença de Crohn em sua imunidade. “Eu me sinto definhando. É assim que eu descrevo ao médico. Todos os dias, eu sinto que estou definhando”, destacou.
O ex-apresentador da TV Globo relatou ainda um episódio grave em que uma infecção nas amígdalas evoluiu para sepse devido à baixa imunidade. “A última vez que fui internado foi por causa disso”, completou.
A doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, causando sintomas que vão desde dor abdominal até perda de peso e desnutrição.
Evaristo Costa tem se mantido longe da TV e das redes sociais, enquanto lida com os desafios impostos pela doença.
Veja uma das últimas postagens feitas por Evaristo no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: filha de Virgínia e Zé Felipe prefere colo da babá ao da mãe
Fonte: O Tempo
#COMENTE