Foto: reprodução / YouTube

Felipe Araújo bebe, xinga Conar e chora ao homenagear o irmão Cristiano em live; assista

O cantor Felipe Araújo realizou, na noite da última sexta-feira (24), sua live com show no YouTube. A transmissão começou mais tarde, por volta das 23h, e seguiu pela madrugada de sábado (25).

Em meio ao repertório apresentado por Felipe Araújo e as interações entre as músicas, um momento da live chamou atenção. Durante um intervalo para dar um recado, o cantor segurou um copo de bebida e disparou uma ofensa ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

“Conar, vai tomar no **, Conar. Tchau”, disse Felipe Araújo, com o copo de bebida na mão. Em seguida, ele ingeriu o líquido e seguiu com o recado.

Veja:

Felipe disparou a ofensa contra o Conar porque o órgão, exercendo sua função habitual, tem fiscalizado a publicidade de bebidas alcoólicas em meios de comunicação, como o YouTube. Nos últimos dias, algumas lives foram tiradas do ar pelo conselho ou sofreram restrição, com o YouTube passando a exigir identificação dos usuários, que devem ser maiores de idade, para conferir alguns conteúdos.

O próprio YouTube também tem imposto restrições, também relacionadas à publicidade. As lives não podem ter certos tipos de propaganda, como intervalos comerciais e publicidade em trechos da tela, já que o site paga aos artistas pelas visualizações obtidas.

Gusttavo Lima foi o principal pivô dessa polêmica. As duas lives do cantor, por solicitação do Conar, tiveram restrições aplicadas após o consumo e publicidade de bebidas alcoólicas de forma considerada inadequada. Em uma publicação já apagada no Twitter, Gusttavo, que também é alvo de uma representação ética movida pelo órgão, chegou a dizer que não faria mais transmissões ao vivo.

Veja também:
Gusttavo Lima desabafa após restrição do Conar: 'não farei live para ser censurado'

O Conar declara que a representação ética foi aberta porque Gusttavo Lima não tomou as medidas necessárias para suas ações publicitárias (como avisar que são produtos para maiores de 18 anos e que devem ser consumidos com moderação) e estimulou “consumo irresponsável”, ao promover “repetida ingestão de cerveja”.

A dupla César Menotti e Fabiano também teve problemas com sua live, devido a publicidade de outros produtos, não exatamente bebida alcoólica. A transmissão saiu do ar pouco após ter sido concluída, mas acabou voltando após alterações serem feitas.

Veja também:
Quanto custa para fazer live com show em alta qualidade, segundo empresário

O YouTube ressalta que as normas sempre existiram e são apresentadas no termo de cadastro da plataforma. O departamento de comunicação do site alega que está apenas reforçando algo que sempre existiu, com fiscalização mais intensa.

Live de Felipe Araújo também tem homenagem a Cristiano Araújo

Além do palavrão destinado ao Conar, Felipe Araújo se destacou com sua live pelo repertório apresentado, repassando alguns de seus grandes sucessos, e uma homenagem ao irmão Cristiano Araújo, que faleceu em 2015. Felipe cantou a música ‘É Com Ela Que Estou’, que Cristiano gravou em 2014.

Em outro momento, João Reis de Araújo, pai de Felipe e Cristiano, também subiu ao palco e cantou com o filho. Os dois se emocionaram ao relembrar, novamente, do falecido sertanejo.

O vídeo da transmissão acabou sendo tirado do ar pelo YouTube, porém, não teve a ver com a ofensa destinada ao Conar ou com oc onsumo de bebida alcoólica. Segundo a própria assessoria do cantor, o vídeo saiu da plataforma porque três músicas fora do roteiro foram tocadas no show. Por uma questão de direitos autorais, elas foram retiradas da versão editada, que chegou ao site em seguida.

Assista à live de Felipe Araújo:

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.