Foto: divulgação

De Guns N’ Roses a Gusttavo Lima: o grupo maranhense que faz covers com porrada

É do povoado de Centro dos Rodrigues, na cidade de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão, que vem um dos projetos mais inusitados do YouTube. Trata-se do Fundo de Quintal OFC, grupo que acumula mais de 1 milhão de inscritos na plataforma com seus vídeos peculiares.

As versões feitas pelo projeto contemplam hits de artistas como Gusttavo Lima, Guns N’ Roses, Imagine Dragons, Miley Cyrus, Mamonas Assassinas, Justin Bieber, Luísa Sonza, entre outros. Mas não é a escolha de repertório que surpreende e, sim, a performance dos envolvidos.

Veja também:
Gusttavo Lima reage após saber que crianças se assustam com o nome dele

Veja a versão deles para ‘Sweet Child O’Mine’ (Guns N’ Roses):

Todos os vídeos trazem apenas vocais – por vezes, com letras quase indecifráveis – e barulhos de percussão. Enquanto alguns membros se dedicam à parte musical, outros oferecem um belo entretenimento visual com passos de dança bizarros e troca de golpes de luta. Isso mesmo: rola agressão nas filmagens, ainda que entre bons amigos.

Por esse tom completamente inusitado, as filmagens estão fazendo bastante sucesso no YouTube. Além do primeiro milhão em inscritos, o grupo chegou à marca de um milhão de visualizações em pelo menos 30 vídeos – os dois mais assistidos ultrapassaram cinco milhões de reproduções cada.

Veja também:
Whindersson Nunes faz piada com referência a Luísa Sonza e Vitão em vídeo; assista

Confira o tributo feito a ‘Milu’, de Gusttavo Lima:

Riquelme, Vitor, Denilson, Eulisses, Jhayme, Matusalém, João Vitor, Simão e Rhuan formam o Fundo de Quintal OFC, que já foi destaque até mesmo na mídia internacional, como o site da revista britânica ‘Classic Rock’. A publicação chegou a dizer que o projeto seria o ‘Jackass’ brasileiro.

“A vida no campo não é fácil. Aqui não tem nada. Não temos acesso a aulas de canto, de atuação, nem mesmo um lugar para comprar instrumentos. Então, batemos por aí com nossas coisinhas improvisadas”, disse Simão, ao site da revista, ao explicar a motivação do projeto.

Assista, a seguir, a alguns vídeos do Fundo de Quintal OFC (mais vídeos estão disponíveis no canal de YouTube):

‘Na Raba Toma Tapão’ (Niack)

‘Pelados em Santos’ (Mamonas Assassinas)

‘Wrecking Ball’ (Miley Cyrus)

‘Braba’ (Luísa Sonza)

‘Billie Jean’ (Michael Jackson)

‘Amor de Quenga’ (Pabllo Vittar)

Veja também:
Aaron Carter revela por que Michael Jackson gostava tanto de estar com crianças

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.