isis valverde

Isis Valverde tem fotos adulteradas e supostos ‘nudes’ viralizam

A atriz Isis Valverde caiu recentemente nas garras de um crime cibernético: imagens falsas de nudez atribuídas a ela se espalharam na internet.

A revelação inicial foi feita pela colunista Fabia Oliveira, do jornal ‘Metrópoles’, e posteriormente verificada pelo jornal ‘O Globo’ por meio da equipe legal da atriz.

Ricardo Brajterman, o advogado que representa Isis Valverde, fez questão de explicar.

Não vazou qualquer nudez da minha cliente. Na realidade, existe um aplicativo criminoso que, utilizando a Inteligência Artificial de forma ilícita, permite que o usuário coloque o rosto de qualquer pessoa vinculada a um corpo nu de outra. Foi o que aconteceu com Isis Valverde”.

A própria Isis não perdeu tempo e registrou uma ocorrência na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, vinculada à Polícia Civil do Rio de Janeiro.

O motivo? Fotos suas de biquíni, originalmente postadas em redes sociais, foram manipuladas para simular a divulgação de imagens íntimas.

A equipe da atriz notou a circulação de imagens fraudulentas na última quinta-feira (26) e prontamente contatou seus advogados para tomar as medidas cabíveis.

Uma declaração foi emitida pela assessoria da atriz:

“A atriz repudia as imagens, que são totalmente falsas e criadas através de recursos digitais com montagens artificiais. Adverte pela gravidade do assunto, pois o conteúdo é ilegal, inclusive para quem o reproduz. Informa, Ainda assim, que proceda ao registro da ocorrência na Delegacia de Crimes de Informática para notificar e responsabilizar aqueles que compartilham às imagens fraudulentas. Por fim, tendo em vista que se trata de uma manipulação virtual e inventada, não se pronunciará mais sobre o assunto”.

No total, foram identificadas ao menos três montagens. Nestas imagens, as roupas ou biquínis que a atriz utilizou em fotos publicadas anteriormente foram editadas de forma digital para que ela aparecesse nua.

Veja também:
Victor Hugo despenca de estrutura no palco e vídeo viraliza na web

Desta forma, a questão não é apenas sobre a invasão da privacidade de uma celebridade, mas também sobre o uso antiético de tecnologia para cometer crimes virtuais, conforme explicado pelo advogado Ricardo Brajterman.

Veja uma montagem feita com uma foto de Isis Valverde:

Isis Valverde - montagem

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Além de Isis Valverde

Isis Valverde se tornou mais um nome na lista de celebridades alvo do crime cibernético. Recentemente, as montagens em que a atriz aparece nua saíram da circular nas redes sociais.

Infelizmente, Isis não é a única vítima desse tipo de crime que tem se tornado comum na atualidade. Confira abaixo outros artistas que também tiveram sua privacidade violada:

Carolina Dieckmann

Carolina Dieckmann

Foto: Reprodução/Instagram

A atriz de 44 anos teve 30 imagens íntimas vazadas na web em 2011.

Mandei algumas fotos íntimas para o meu marido. Uma pessoa que estava tentando descobrir dados bancários, achou uns arquivos fotográficos. Eram fotos seminuas e eles começaram a mandar para sites pornográficos. Isso foi fora do Brasil e alguém reconheceu que era eu. Aí, a pessoa tentou me extorquir”, explicou ela em participação no ‘Altas Horas’.

Eu não paguei, fui para delegacia e as fotos vazaram. Voltei na delegacia, assumi que fiz aquilo [fotos]. Naquela época, eu fui muito julgada. Acho que hoje não seria tanto. ‘Mas por que você tá mandando foto para o seu marido?'”, declarou a atriz.

O evento acabou tendo como consequência a criação da Lei Carolina Dieckmann, que pune crimes cibernéticos. Um infrator desse tipo de crime pode encarar de seis meses a dois anos de reclusão no Brasil. 

Veja também:
Lady Gaga é gaga? 5 coisas que você não sabia sobre a cantora

Scarlett Johansson

Scarlett Johansson

Foto: Reprodução

Em 2011, a estrela de Hollywood teve fotos íntimas compartilhadas online. Ela desabafou:

“Existem situações em que damos tudo de nós mesmos, mas chega o momento em que é preciso colocar o pé no freio e dizer: ‘para tudo, eu quero minha privacidade de volta‘”.

Mc Mirella

Mc Mirella

Foto: Reprodução

No ano de 2022, a cantora de 25 anos publicou acidentalmente um vídeo íntimo no Instagram em que aparecia nua no chuveiro, que rapidamente foi apagado por ela, mas era tarde demais… O conteúdo se espalhou e foi encontrado em outras plataformas.

João Guilherme

João Guilherme

Foto: Reprodução/Instagram

O artista se tornou tópico de conversa ao mostrar demais em um vídeo publicado nas redes sociais em 2021. Sobre o assunto, o filho de Leonardo respondeu com ironia.

Fui filmar a minha cicatriz no ombro e meu pi*to apareceu. Foi um cara que trabalha com a Jade (Picon) que me avisou”.

Jonas Sulzbach

Jonas Sulzbach

Foto: Reprodução/Instagram

O ex-BBB Jonas Sulzbach, de 37 anos, teve um vídeo íntimo vazado em 2012 e desde então ouve piadas relacionadas ao caso.

Em conversa com Gabriela Pugliesi, o modelo revelou que o vazamento tornou a vida nas redes sociais muito incômoda:Isso me persegue. Eu posso postar uma foto do meu cabelo ou alguma frase motivacional, e tudo vira ‘Jonas 22’“. 

Kim Kardashian

Kim Kardashian

Foto: Reprodução/Instagram

Um vídeo íntimo da socialite norte-americana de 43 anos com o ex-namorado, Ray J, foi divulgado em 2007. Este vídeo em questão foi gravado em 2002, quando a bilionária tinha apenas 21 anos.

Veja também:
João Guilherme comenta sobre 1º papel em série 'mais adulta' que acaba de estrear

Em entrevista, Kim Kardashian – uma das personalidades mais famosas da internet na atualidade – revelou que chegou a ser informada na época que o vídeo íntimo seria divulgado.

Uma companhia de entretenimento contou para ela que ganharia US$ 1,4 milhão (cerca de R$ 7 milhões na cotação atual) pelo vazamento.

Jennifer Lawrence

Jennifer Lawrence

Foto: Reprodução

A atriz de 33 anos foi vítima de um hacker em 2014, que invadiu seu iCloud e vazou suas fotos íntimas.

Em entrevista à revista ‘Vanity Fair’, a atriz norte-americana comentou sobre o trauma que a exposição causou nela:

Qualquer um pode olhar meu corpo nu sem o meu consentimento, a qualquer hora do dia. Nesse momento, alguém na França acabou de publicá-las, esse trauma vai durar para sempre“. 

A boa notícia é que o mesmo criminoso que vazou as fotos de Jennifer foi condenado a nove meses de reclusão em 2017 depois de fazer a mesma coisa com a atriz Kirsten Dunst – e com a modelo Kate Upton.

Chris Evans

Chris Evans

Foto: Reprodução

O ator de Hollywood Chris Evans, de 42 anos, deixou escapar um nude acidentalmente em 2020 ao mostrar nas redes sociais a captura de tela da galeria de fotos do celular, mas acabou fazendo piada com a situação.

Agora que eu tenho a atenção de vocês, votem!, disse o intérprete do Capitão América na época, incentivando as eleições presidenciais dos Estados Unidos.

O caso de Isis Valverde ressalta a questão da privacidade na era digital, abrindo debates sobre ética e legalidade nas redes sociais. A Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre o andamento das investigações.

Quando eram casados, Rafa Kalimann já vazou nude de Rodolffo por acidente