Foto: Divulgação João Paulo e Daniel

Justiça decide, 25 anos depois, que João Paulo também teve culpa pelo acidente

Viúva de João Paulo (dupla de Daniel que faleceu em um acidente de carro em 1997), Roseni Barbosa, discorda da decisão da Justiça de que o marido dela é culpado pelo acidente que o matou.

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), 25 anos depois da tragédia, apontou o sertanejo como co-responsável pelo acidente que causou a morte dele quando o sertanejo pilotava uma BMW em uma estrada do interior de São Paulo.

“Para mim, vai cessar minha angústia, mas paz não. Paz seria se tivesse comprovado que o carro estava com defeito, sem culpa do João Paulo. Agora, não vou ter mais que reviver tudo isso cada vez que um juiz ou relator dá uma sentença”, disse ela em entrevista ao portal ‘G1’.

Veja também:
Comandante Hamilton protegeu caixão de João Paulo do assédio das emissoras

“É uma paz e não é, mas cessa uma angústia porque não vamos conseguir trazer o João Paulo de volta. São 25 anos já. Trazer ele para casa, não vai conseguir. Por mais que fosse falado que a culpa foi da BMW, não vai trazer o João Paulo de volta, mas teria a certeza dentro de mim de que se corrigiu um erro”, acrescentou a viúva de João Paulo.

Nesta quinta-feira (23), a condenação da BMW do Brasil e da BMW da Alemanha foi mantida pelos ministros do STJ. A empresa não foi capaz de provar que o esvaziamento rápido do pneu – que fez com que o cantor perdesse o controle do veículo – não era um problema de fabricação.

Sendo assim, a BMW deverá pagar R$ 150 mil de indenização para Roseni e para a filha, Jéssica Reis, que acompanharam o julgamento realizado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

No dia do acidente, 12 de setembro de 1997, João Paulo dirigia a 170 km/h, sem cinto de segurança.

Portanto, a Justiça responsabilizou a BMW em apenas um terço do valor da pensão determinada em 1ª instância. O motorista também foi considerado culpado por dirigir acima do limite de velocidade e sem cinto.

“Angustiante demais. Até pelo resultado final, né? Que a justiça tá dizendo que foi culpa concorrente. No meu entendimento e sentimento, não houve culpa concorrente. Pra mim, houve o defeito de um carro“, afirmou a viúva Roseni Barbosa ao portal ‘G1’.

A decisão cabe recurso e a defesa de Roseni vai recorrer. O BMW Group Brasil informou que não comenta casos judiciais que não possuem trânsito em julgado (encerramento oficial).

Veja também:
Comandante Hamilton protegeu caixão de João Paulo do assédio das emissoras

Sobre João Paulo e Daniel

João Paulo e Daniel são considerados uma das mais queridas e respeitadas duplas da música sertaneja e romântica do Brasil.

A carreira tinhas tudo para seguir conquistando admiradores país afora, se um trágico acidente de carro não tivesse interrompido esse sonho ao levar a vida de João Paulo, aos 37 anos, causando enorme comoção entre os admiradores da dupla.

João Paulo morreu em 12 de setembro de 1997, em um acidente de carro na altura de Franco da Rocha, em São Paulo. O artista voltava para Brotas, onde morava, dirigindo pela Rodovia dos Bandeirantes, depois de um show realizado em São Caetano do Sul. A morte do cantor mobilizou os fãs e comoveu todo o país.

Os artistas formaram uma das duplas de maior sucesso da música. Os discos de João Paulo e Daniel, lançados entre 1995 e 1997, venderam mais de 5 milhões de cópias.

Entre os maiores sucessos, está a canção ‘Estou Apaixonado‘, versão em português de ‘Estoy Enamorado’, de Donato e Estefano, que foi tema da novela ‘Explode Coração’ (da TV Globo) em 1995.

Depois da tragédia, Daniel decidiu seguir carreira solo e, desde então, busca cumprir o propósito de levar uma mensagem de amor e tocar no coração das pessoa. Assim ele conquistou milhões de fãs em todo o país e é assim que continua seu trabalho até hoje.

Morte de João Paulo teve pedido de ajuda e quase fez Daniel largar carreira

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.