Foto: reprodução / YouTube joao gustavo e murilo

‘Lençol Dobrado’: a inusitada música mais ouvida por brasileiros no streaming em 2019

A música mais ouvida por brasileiros em aplicativos de streaming em 2019 não veio de artistas consolidados da música sertaneja, como Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Jorge e Mateus ou Luan Santana. O grande hit da internet no ano passado foi ‘Lençol Dobrado’, canção de João Gustavo e Murilo gravada em parceria com Analaga.

A informação foi divulgada pelo ‘Uol‘, que entrevistou Dudu Borges, o produtor por trás do projeto Analaga. Borges, que trabalho em hits como ‘Ai se eu te pego‘ (Michel Teló) e ‘Escreve aí’ (Luan Santana), entre outros, decidiu recomeçar como artista, fazendo parcerias com outros músicos que aceitem uma veia mais experimental em suas canções.

Veja também:
Ai se eu te pego: a música de Michel Teló que bombou até na Finlândia

‘Lençol Dobrado’ foi lançada, inicialmente, apenas por João Gustavo e Murilo – que já trablaharam como compositores de Maiara e Maraisa e Henrique e Juliano, como um sertanejo de pegada convencional. Com o projeto Analaga, a canção ganhou uma batida eletrônica minimalista em meio aos ritmos feitos por violão e sanfona.

Curiosamente, a versão da dupla com o produtor foi publicada ainda em 2018, no mês de junho, mas ganhou notoriedade em 2019, quando, naquele ano, bateu a marca de 151 milhões de reproduções apenas no Spotify. Em outros apps de streaming, como Apple Music e Deezer, também colecionou números impressionantes.

Veja também:
Gusttavo Lima teve a música mais tocada do ano nas rádios

Os números no YouTube também são poderosos, ainda, que não cheguem ao patamar de outras plataformas. Com um clipe no YouTube que intercala cenas de João Gustavo e Murilo com passagens de atuação – mostrando, inclusive, uma atriz de torso nu -, a canção obteve 95 milhões de reproduções na ferramenta de vídeo.

Assista:

‘Escolher o que quer ouvir’

Em entrevista ao ‘Uol’, Dudu Borges destacou que os méritos de ‘Lençol Dobrado’ vão além dos hits tradicionais do sertanejo. Além de ser uma canção de pegada diferente vinda de uma dupla que não é tão famosa, o sucesso veio de forma natural, pelo streaming, e não das rádios – e seus tradicionais “jabás”.

Veja também:
Luan Santana supera grandes nomes e é o cantor mais tocado da década nas rádios

“Quase ninguém conhecia a dupla, por isso, pedi para eles falarem o nome deles no começo da música. As pessoas começaram a nos marcar e, em dezembro de 2018, falei: ‘essa música vai ser a mais tocada do próximo ano’. A gente sente, já viveu isso outras vezes. Ela foi para as férias explodida, engrenou em janeiro e durou o ano inteiro. Como não saturamos no rádio, a música proliferou naturalmente. Depois, entrou em todas as playlists e nas paradas e não saiu mais. É assustador e muito bonito ver que as pessoas ainda podem escolher o que querem ouvir”, afirmou o produtor.

Apesar do sucesso, ‘Lençol Dobrado’ é a única música do projeto Analaga relacionada ao sertanejo. Dudu Borges está em processo de saída do estilo, já que, após mais de uma década no gênero e com tantos hits produzidos, sentiu-se cansado da rotina de produção da indústria de sucessos.

Veja também:
Sertanejo domina lista das 10 músicas mais ouvidas no YouTube em 2019

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.