Foto: Levi Cruz / divulgação Léo Santana

Globo escolhe Léo Santana para representar São João da Bahia e forrozeiros criticam

Afiliadas da TV Globo no Nordeste vão transmitir, na noite deste sábado (20), um especial de São João com uma série de artistas regionais. Cada estado contou com um representante e para a Bahia, foi escolhido o nome de Léo Santana.

A opção pelo cantor, ex-integrante do Parangolé, foi bastante criticada nas redes sociais, seja por forrozeiros ou por outros internautas. As festas típicas de São João costumam trazer artistas de forró, enquanto Léo é um representante do pagode baiano.

Os outros representantes escolhidos são do forró: Mano Walter (Alagoas), Solange Almeida (Ceará), Calcinha Preta (Sergipe), Fulô de Mandacaru (Pernambuco), Cavaleiros do Forró (Rio Grande do Norte), Anderson Rodrigues (Piauí), Luan Estilizado (Paraíba) e Flávia Bitencourt (Maranhão), além do Forró do Tico, também da Bahia. Apenas Léo Santana destoa da temática tradicional.

Uma das críticas mais pontuais foi feita pelo cantor Leo Macedo, na página da banda Estakazero. Em um vídeo que já acumula 50 mil visualizações e 1,7 mil compartilhamentos desde a última quarta-feira (17), o artista destacou que há tantos artistas, como Adelmário Coelho, Targino Gondim, Cacau com Leite e Zelito Miranda, que poderiam representar o forró baiano no lugar de um músico de outro estilo.

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

“Temos aqui na Bahia um cenário muito forte no Forró. Artistas com carreira consolidada, que lutam uma luta de muitos anos pra manter as tradições, as raízes do forró, divulgar essa cultura pra fora do estado. Olhei para os meus 25 anos de estrada de São João, tudo aquilo que batalhei e me senti na obrigação de vir aqui falar. Acho importante que todas as pessoas que esteja envolvidas com o São João, essa festa tão importante para o nosso estado, devem se posicionar”, afirmou.

Depoimento sobre o São João do Nordeste.

Posted by Estakazero on Wednesday, June 17, 2020

Vários outros representantes do estilo também se posicionaram contra a opção feita pela Globo. Entre os que se manifestaram, estão o produtor cultural Sérgio Siqueira, os artistas França (ex-Mastruz com Leite) e Adelmário Coelho e o jornalista Gabriel Carvalho, entre outros.

Entre internautas de forma geral, alguns comentários tiveram repercussão. “É inadmissível e totalmente inadequado o Léo Santana representar o São João do Nordeste quando temos milhares de artistas com competência, história e mérito pra isso. É uma total falta de respeito com os forrozeiros que batalham muito pra conquistar seu espaço”, afirmou uma internauta. “Ficamos sem forró por causa desse vírus e tinha milhares de artistas e bandas que representam o forró baiano”, disse outra.

Veja algumas reações:

Até o momento, Léo Santana não se manifestou sobre a polêmica. Em declaração ao ‘Uol’, a Rede Bahia, que transmite a Globo no estado, afirmou que o assunto era de responsabilidade da Rede Globo Nordeste, que une a programação de todas as afiliadas na região. Já a coordenadora de produção da Rede Globo Nordeste, Izabel Carvalho, afirmou que as afiliadas, como a TV Bahia, escolheram os artistas.

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar