Fotos: Reprodução/TV Globo/Divulgação Vanessa Lopes - BBB 24 - livro 1984

Participante cita obra clássica no ‘BBB 24’ e buscas pelo livro disparam

Em uma reviravolta inesperada no ‘BBB 24′, a influenciadora digital Vanessa Lopes provocou um fenômeno online.

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Após mencionar o livro 1984‘ de George Orwell, o Google Trends registrou um pico de buscas pela obra.

Esta tendência se espalhou principalmente entre internautas do Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pará.

Não é a primeira vez que um livro ganha destaque no reality show. Anteriormente, Wanessa Camargo havia recomendado ‘Sociedade do Espetáculo‘, gerando um interesse similar.

A menção a ‘1984’ surgiu durante uma conversa com Luigi e MC Bin Laden.

Vanessa disse: “Tem um livro que é baseado nesse programa, 1900 e não sei o quê. Eu recebi de uma pessoa que eu ficava lá em Recife […]. Enfim, é porque é o destino”.

“[Ela] Me contou um pouco da história, que é uma sociedade em que tudo vê tudo, não tem privacidade, tudo seu é visto. Enfim, e aí tem um grande irmão, em que ele vê tudo, o big brother. Aquela parede tem olhos, olhos que abrem e fecham”, afirmou a sister.

Vanessa Lopes estava se referindo a uma das paredes da casa do ‘BBB 24’ em que existem pequenas telas com os olhos de todos os participantes e esses olhos abrem e fecham.

Vanessa Lopes - BBB 24

Foto: Reprodução/TV Globo

Entendendo ‘1984’, clássico citado no ‘BBB’

A obra de Orwell, publicada em 1949, é uma ficção científica distópica na qual o Grande Irmão controla Oceânia. A Polícia do Pensamento e a Novilíngua são instrumentos de controle sobre ideias e liberdade.

Veja também:
Foi ou não foi agressão? Assista ao momento que motivou a expulsão de Wanessa

Novilíngua é um idioma fictício criado pelo governo hiperautoritário na obra literária ‘1984‘. Nesse contexto, o autor faz uma forte crítica ao fato de a língua ser usada como instrumento de manipulação.

O protagonista, Winston Smith, enfrenta um mundo opressivo, buscando a individualidade em um regime que censura pensamentos e restringe liberdades.

Vanessa Lopes, ao citar ‘1984’, trouxe à tona a temática da vigilância constante e da perda de privacidade – aspectos centrais tanto no livro quanto no reality show.

A tiktoker de 22 anos refletiu sobre como o Grande Irmão (Big Brother), a figura autoritária do livro, foi a inspiração para o conceito do programa, onde os participantes estão sob constante observação.

Na obra de Orwell ele retrata uma sociedade onde o Partido controla até mesmo a realidade percebida pelos cidadãos. Os Ministérios da Verdade, da Paz, da Fartura e do Amor são paradoxos que representam a distorção da verdade, a guerra, a escassez e a repressão.

O livro ecoa a preocupação com a vigilância estatal e a manipulação da verdade, temas muito relevantes ainda hoje.

Por ser um clássico, o livro possui inúmeras edições, com capas diferentes e outros detalhes, com preços variados. Confira a maioria deles clicando aqui.

Confira o momento em que Vanessa cita o clássico de George Orwell no ‘BBB 24’:

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Luana Piovani se indigna com Wanessa e lembra de agressões de Dado Dolabella

Compartilhar