Foto: reprodução / TV Globo luiz caldas

Luiz Caldas diz que hoje não faria a música ‘Fricote’, da ‘Nega do cabelo duro’

O cantor Luiz Caldas chamou atenção ao dizer que não lançaria a música ‘Fricote’ caso ela fosse feita nos dias de hoje. A declaração foi concedida em entrevista ao programa ‘Mais Você’, da TV Globo, na manhã desta terça-feira (18).

Luiz Caldas participou da atração televisiva para celebrar seus 50 anos de carreira, além de aproveitar o gancho temporal: estamos a poucos dias do carnaval e o cantor é um dos ícones do axé. Após a produção exibir um trecho da música ‘Fricote’, em clipe originalmente exibido no ‘Fantástico’, em 1985, a apresentadora Patrícia Poeta comentou sobre o teor da letra.

“A letra é um tanto polêmica hoje, mas era uma outra época”, disse a jornalista sobre a composição, que tem trechos como “Nega do cabelo duro que não gosta de pentear; Quando passa na baixa do tubo, o negão começa a gritar”.

Veja também:
Gilberto Gil afirma em programa de TV que Deus é uma invenção do homem

O artista, então, completou: “Uma outra época. Eu acredito que hoje os Trapalhões (grupo humorístico) não existiriam, por exemplo. Hoje existe o politicamente correto, e às vezes ele é necessário. Eu não escreveria esta canção hoje, a letra desta forma”.

Apesar disso, Caldas preferiu exaltar os pontos favoráveis a ‘Fricote’. “Mas (a música) existe, faz parte da história, é super alegre, positiva”, disse. Ao ser perguntado se ainda apresenta a canção em seus shows, ele respondeu: “Claro. Às vezes eu toco, às vezes não, porque graças a Deus são muitas músicas’.

Ainda durante o bate-papo, o cantor falou sobre diversos aspectos de sua carreira. Ele comentou, por exemplo, do hábito que tem de fazer shows sem sapatos.

“Desde criança, minha mãe me calçava e eu tirava, mas não é regra. Gosto de usar botas, mas me sinto mais à vontade [descalço]. Isso marcou demais a minha carreira, cantar descalço. Bethânia sempre fez isso, Xanddy, do Harmonia do Samba, também. É questão de ter mais contato com o palco para dançar”, disse.

Confira a música ‘Fricote’, de Luiz Caldas, e a letra completa:

“Nega do cabelo duro
Que não gosta de pentear
Quando passa na baixa do tubo
O negão começa a gritar

Pega ela aí
pega ela aí

Pra que ?
Pra passar batom
De que cor?
De violeta
Na boca e na bochecha

Pra que?
Pra passar batom
De que cor?
De cor azul
Na boca e na porta do céu”

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar